Ativar para ir para o player da Audima

Wellington Dias defende fortalecimento da integridade das políticas sociais no Mercosul

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza também foi destacada em reunião do bloco, nesta sexta-feira (06.06), em Buenos Aires

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, defendeu a integridade nas políticas sociais como uma pauta prioritária entre os países do Mercosul. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (06.06), durante 45ª Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul (RMADS), em Buenos Aires, Argentina. O titular do MDS também destacou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e avanços da Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. 

“Acreditamos que o fortalecimento da integridade nas políticas sociais deve ser uma pauta prioritária e compartilhada entre os países do Mercosul”, afirmou Dias. “Estamos abertos ao diálogo e à cooperação regional para troca de experiências, harmonização de práticas e construção de políticas públicas mais transparentes, éticas e eficazes para toda a região”, completou.

O titular do MDS lembrou, ao longo do encontro, que o Brasil tem adotado uma abordagem estratégica e transversal para garantir a integridade nas políticas sociais, reafirmando o compromisso do governo com a ética pública, a eficiência na gestão e a promoção dos direitos sociais com justiça e transparência.  O Programa de Integridade da pasta, “’Inspira”, e a política robusta de integração de bases de dados foram alguns exemplos citados. 

Um dos pontos destacados por Dias foi a Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. “Sua criação marca um compromisso renovado do Estado brasileiro com a boa governança, a transparência e o uso estratégico de dados para garantir que os benefícios sociais cheguem a quem realmente precisa, sem desperdícios ou distorções”, contou. “Essa experiência brasileira, ao articular tecnologia, participação federativa e compromisso com os direitos sociais, oferece um modelo inspirador para outros países da América Latina”, completou. 

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Outro tema abordado na reunião foi a importância da Aliança Global diante de anúncios recentes de cortes em programas e orçamentos de ajuda oficial ao desenvolvimento no mundo. “Em tempos de escassez, cada recurso investido precisa produzir resultados concretos e sustentáveis. É nesse contexto que a Aliança surge como uma resposta inovadora, rompendo com o antigo modelo de ajuda internacional que, em vez de fortalecer capacidades locais, muitas vezes gerava dependência prolongada”, enfatizou. 

Além disso, o ministro destacou a Aliança como uma oportunidade para os países do Mercosul reafirmarem sua vocação solidária e sua experiência concreta na construção de políticas públicas eficazes. “Com trajetórias consolidadas em áreas como segurança alimentar, transferência de renda, agricultura familiar e educação pública, os países sul-americanos têm muito a contribuir na construção de um novo paradigma de cooperação centrado no protagonismo dos Estados nacionais”, explicou. 

Dias também reforçou convite para que os países se somem a essa iniciativa. “Quanto maior o engajamento regional, maior será nossa capacidade coletiva de influenciar o rumo da cooperação internacional, colocando no centro as necessidades reais das populações mais vulneráveis”, afirmou. “A América do Sul, especialmente os países do Mercosul, pode e deve ser um dos motores desse novo ciclo de cooperação, baseado na solidariedade, na soberania e na transformação social”, acrescentou.

A VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social 

Por fim, o titular do MDS chamou os presentes a participarem da Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social, prevista para ocorrer em Brasília, entre 1 e 4 de setembro. Entre os objetivos estão: discutir a erradicação da pobreza extrema, combate à fome e superação das desigualdades; avançar na formulação de propostas concretas para um alinhamento global pelo Desenvolvimento Social Inclusivo; e consolidar posições regionais a serem levadas à Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social, em Doha.

RMADS

A Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul tem o objetivo de criar espaços para debate, buscar consenso e definir estratégias conjuntas. Seu principal objetivo é promover medidas que visem à plena inclusão econômica e social das populações, reduzindo sua vulnerabilidade. A RMADS é composta pelos chefes dos Ministérios do Desenvolvimento Social dos Estados Membros, reunindo-se semestralmente, sob a Presidência Pro Tempore.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Número de alunos em cursos à distância supera ensino presencial pela primeira vez no Brasil

Mais de 5,1 milhões de estudantes estão matriculados em EAD, mas oferta segue concentrada em quatro estados e há...

Guadalupe terá ação do Setembro Amarelo voltada a educadores na próxima quinta (25)

Por Gleison Fernandes. Na próxima quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação de Guadalupe vai realizar um momento especial voltado...

Presidente da Investe Piauí e o deputado Marcus Vinícius lançam oficialmente Parque Empresarial de Floriano

"Com muito trabalho e articulação junto ao Governo do Estado, conseguimos trazer para nossa cidade o Parque Empresarial de...

Floriano divulga lista de selecionados do Minha Casa, Minha Vida; convocados devem apresentar documentos de 6 a 10 de outubro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Floriano tornou pública nesta segunda-feira (22) a relação de 72...
spot_img

Prefeito e vice são cassados após usar veículo oficial e servidores públicos em reforma de comitê eleitoral no Piauí

Os políticos são acusados de utilizar um trator e servidores públicos na reforma de um imóvel usado como comitê...

Concurso público de Marcos Parente é retificado e passa a ofertar 27 vagas

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Marcos Parente divulgou a retificação do Concurso Público nº 01/2025,...
spot_img

Posts Recomendados