Piauí terá safra recorde de grãos em 2020; produção em alta, o que falta é estrada.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O cerrado piauiense é responsável por quase 91% de toda a produção agrícola do Piauí. O Estado deve produzir 4,89 milhões de toneladas.

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (11), os números da previsão da safra agrícola para o Piauí em 2020. O levantamento foi realizado em todos os 224 municípios do Estado no mês de janeiro e aponta um prognóstico de recorde histórico, alcançando 4,89 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 10,84% em relação à safra obtida em 2019, que foi de 4,42 milhões de toneladas.

A soja é o principal produto da agricultura piauiense, com cerca de 52% da produção, seguido do milho com cerca de 42%. O prognóstico é de que a safra de soja atinja 2,56 milhões de toneladas de grãos em 2020, um aumento de 10,15% em relação a 2019, quando atingiu 2,32 milhões de toneladas.

O cerrado piauiense é responsável por quase 91% de toda a produção agrícola do Piauí. Para o milho, a expectativa é de uma safra da ordem de 2,07 milhões de toneladas, um aumento de 12,85% em comparação ao colhido em 2019, que foi de 1,83 milhões de toneladas.

Na produção de feijão, espera-se uma safra de cerca de 100 mil toneladas, um crescimento de 28,22% em relação ao obtido em 2019, que foi de cerca de 78 mil toneladas.

Estima-se ainda uma safra da ordem de cerca de 97 mil toneladas de arroz, um aumento de 23,86% comparado à produção de 2019, que atingiu cerca de 78 mil toneladas;

O prognóstico do algodão também é positivo e aponta para uma safra de cerca de 48 mil toneladas, crescimento de 26,64% em relação ao ano de 2019 quando a safra atingiu cerca de 38 mil toneladas.

Na lavoura permanente o destaque é a castanha de caju, com prognóstico de crescimento da safra de cerca de 10%. O acompanhamento da safra é realizado através de pesquisas periódicas, segundo o calendário agrícola das culturas.

A metodologia consiste no levantamento das informações através de reuniões realizadas em todos os municípios e consolidada com uma reunião Estadual, envolvendo os agentes das áreas pública e privada – instituições financeiras, órgãos de pesquisas, extensão rural, secretarias de agricultura, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, associações.

Por Carol Durães/Meio Norte

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Flávio Bolsonaro, diferente do pai, foca na classe política e evita aproximação com militares

Senador também tem foco no convencimento do mercado financeiro, com pitadas de política internacional O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato...

Lula negocia com partidos do centrão e mira vice do MDB para isolar Flávio Bolsonaro

Petista tenta afastar os principais partidos do centrão da candidatura de Flávio, mas tentativa de atrair o MDB é...

CNH poderá ser cassada sem aviso prévio em 2026; confira os motivos

A digitalização dos Detrans ampliou o controle sobre a CNH, fazendo com que erros burocráticos passem a gerar bloqueio...

Filhos que cuidam de pais idosos podem receber R$ 810,50 mensais do Governo

O valor corresponde a meio salário mínimo e é destinado a filhos, netos ou outros parentes que assumem, na...
spot_img

Deputado Marcus Vinícius marca presença no tradicional Abre-Alas do Carnaval de Floriano com a Banda Malandra

Deputado reforça compromisso com a cultura local ao prestigiar uma das maiores tradições carnavalescas do Piauí, que atrai milhares...

Ação emergencial leva 65 mil cestas básicas a 95 municípios afetados pela seca no Piauí

Entre as cidades mais castigadas em 2025 e contempladas pela medida estão São Francisco do Piauí, Betânia do Piauí,...
spot_img

Posts Recomendados