Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Governador de São Paulo diz que imunizará população em janeiro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

João Doria, disse neste sábado (12.dez.2020) que começará a imunizar a população de seu Estado em janeiro, como havia prometido, mesmo se o governo federal também comprar a vacina para um plano de imunização nacional.

“É o que queremos desde o início de outubro, quando o ministro [Eduardo Pazuello] anunciou a compra e, menos de 24 horas depois, foi desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro. O que questionamos é por que começar a vacinação apenas em março, se temos capacidade para fazê-lo em janeiro?”

© Divulgação/Governo de São Paulo João Doria exibe unidade da CoronaVac; governo paulista confeccionou faixa com dizeres

Doria se referiu ao episódio em que o presidente Jair Bolsonaro decidiu cancelar o acordo firmado pelo Ministério da Saúde para a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, a vacina contra covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

A reportagem do Poder360 apurou que Bolsonaro enviou mensagens a ministros com o seguinte teor:

“Alerto que não compraremos vacina da China. Bem como meu governo não mantém diálogo com João Doria sobre covid-19″. O presidente e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), são desafetos políticos.

Doria anunciou que a vacinação em São Paulo terá início no dia 25 de janeiro com a vacina Coronavac. O anúncio do governador de São Paulo foi criticado pelo governo federal.

Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência disse que a decisão do tucano desrespeita a autoridade da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e é uma atitude “inconstitucional e ilegal”.

A agência ainda não aprovou nenhuma das 4 vacinas hoje testadas no Brasil: CoronaVac, Moderna, Pfizer e a do grupo Johnson & Johnson.

O Ministério da Saúde ainda não tem um calendário de vacinação, mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que busca recursos para comprar doses suficientes para vacinar toda a população.

“Determinei também que nós tivéssemos contratos, não vinculantes inicialmente, mas já contratos, memorandos de entendimento, com todas as fabricantes de vacinas que se disponibilizarem no nosso país. Isso está acontecendo.”

O governador disse que a movimentação do ministério também não interfere nas negociações do Estado com outros pares e cidades que demonstraram interesse na vacina que será produzida em solo paulista.

O Butantan informou que, até a 5ª feira (10.dez), governos de 11 Estados e 276 cidades já solicitaram a CoronaVac. Os Estados são: Acre, Pará, Maranhão, Roraima, Piauí, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul.

DO PODER360

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Niède Guidon será nome de rua em Salvador, na Bahia

Projeto de lei apresentado pelo vereador André Fraga (PV) celebra a trajetória da pesquisadora que transformou a Serra da...

Última etapa da Transcerrados atinge 50% de conclusão e deve ser entregue no início de 2026

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra...

Comandante da PM de Guadalupe alerta: menores continuam pilotando motos e pais serão responsabilizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Em entrevista ao Portal Cidade Luz, o comandante da 2ª Companhia do 10º...

Litígio entre Piauí e Ceará segue sem avanço um ano após relatório do Exército ao STF

Documento com cinco propostas foi entregue ao STF em junho de 2024, mas processo segue parado e sem previsão...
spot_img

Marcos Parente dá início aos festejos de sua padroeira com alvorada e bênção do padre Ronaldo Sampaio

Por Gleison Fernandes. Teve início neste domingo, 6 de julho, os tradicionais festejos em honra à padroeira de Marcos Parente,...

Fernando Haddad defende taxação dos super-ricos durante reunião do Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a taxação dos super-ricos. Em discurso neste sábado, durante a...
spot_img

Posts Recomendados