Neste domingo (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, o Piauí se torna o primeiro estado brasileiro a vacinar pessoas com deficiência contra a Covid-19.
Em ato simbólico realizado no Centro Integrado de Reabilitação -CEIR, cinco piauienses receberam a primeira dose do imunizante. Foram vacinados Pedro de Almeida Neto[síndrome de down], Walter dos Santos Falcão [autista],Francisco Pereira Torres[cadeirante], Iraci Matos [deficiência visual] e Bernardo Farias Couto [surdo].
A prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra Covid-19 no Piauí é determinada pela Lei nº l7.486, proposta pelo deputado Franzé Silva, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias.
O Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência , Mauro Eduardo, ressaltou a importância da vacinação de pessoas com deficiência. O gestor explica que este público é muito vulnerável ao coronavírus porque a maioria possui comorbidades.
“É um momento ímpar. As pessoas com deficiência são muito vulneráveis a esse vírus. Esse vírus é muito letal para essas pessoas. Posso citar aqui uma pessoa com síndrome de down. Existe pesquisa na Universidade de Oxford que mostra que o vírus nelas é 10 vezes mais letal, por exemplo”, explica.
Neste primeiro momento mil pessoas com deficiência em todo Piauí receberão as duas doses da vacina. O imunizante será distribuído de acordo com a proporcionalidade do quantitativo de deficiência de cada município. Inicialmente, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, serão vacinadas as pessoas com deficiência com mais de 60 anos e com alguma comorbidade ou institucionalizadas. A comorbidade deverá ser comprovada através de atestado ou laudo médico.
Por Izabella Pimentel e Herlon Moraes/Cidadeverde.com