Presidente da Alepi explica processo de escolha do novo conselheiro do TCE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Cumprindo todos os prazos fica para setembro [definição do novo conselheiro]”, disse Themístocles Filho.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho (MDB), detalhou os trâmites que a Casa vai seguir logo após comunicado oficial da vacância do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que será aberta com a aposentadoria de Luciano Nunes, que completará 75 anos no próximo mês.

Themístocles explicou que logo depois do anúncio da vacância a mesa diretora da Assembleia vai se reunir para definir os prazos, porém, o parlamentar adiantou que a definição do novo conselheiro deve ocorrer até o mês de setembro. O nome mais votado na Alepi é encaminhado para sanção do governador Wellington Dias (PT).

Foto: Assis Fernandes

“Na hora que a Assembleia receber a comunicação oficial do Tribunal de Contas vamos marcar dia e hora para reunir a mesa diretora da Assembleia para decidirmos, de acordo com o regimento interno da Casa, os prazos, quando será decidido no plenário da Assembleia. No meu entender é lá para setembro. Cumprindo todos os prazos com tranquilidade fica para setembro [definição do novo conselheiro]”, disse o presidente da Alepi.

Quanto aos deputados que já externaram interesse pela vaga de conselheiro, Themístocles evitou se aprofundar e lembrou que qualquer cidadão que preencher os pré-requisitos exigidos pela lei pode se lançar à vaga. “Qualquer cidadão, preenchendo os requisitos pode ser candidato”, disse o deputado.

Postulantes ao cargo

Alguns deputados estaduais já tornaram público o interesse para concorrer à vaga na Corte de Contas. Estão na lista Wilson Brandão (Progressistas), Franzé Silva (PT), Flora Izabel (PT) e Zé Santana (MDB).

Apesar de ainda não ter vindo à público falar sobre a pauta, corre nos bastidores da Assembleia Legislativa que o deputado Flávio Júnior (PDT) também teria confirmado intenção de entrar nas discussões sobre o espaço no Tribunal de Contas do Estado.

Vacância

O conselheiro Luciano Nunes protocolou pedido de aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para o dia 07 de julho, três dias antes de completar 75 anos, idade necessária para aposentadoria compulsória.

Com a aposentadoria de Luciano Nunes, o TCE deve anunciar a vacância à Alepi, resposável pela abertura de edital para escolha do novo conselheiro, e o nome mais votado na Casa é encaminhado para sanção do governador Wellington Dias (PT). Qualquer cidadão pode se candidatar ao cargo, cumprindo algumas exigências.

DO GP1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Maio Verde: 2,5 milhões de pessoas perdem a visão devido glaucoma

Doença pode causar perda de visão irreversível; campanha Maio Verde estimula conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce. A...

Imprensa nacional repercute Rafael Fonteles como “nova liderança” nacional

O texto, publicado no Blog do Noblat, no site Metrópoles. é assinado pelo Pós-doutor em Ciência Política, Antônio Carlos...

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...
spot_img

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...
spot_img

Posts Recomendados