Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Presidente da Alepi explica processo de escolha do novo conselheiro do TCE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Cumprindo todos os prazos fica para setembro [definição do novo conselheiro]”, disse Themístocles Filho.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho (MDB), detalhou os trâmites que a Casa vai seguir logo após comunicado oficial da vacância do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que será aberta com a aposentadoria de Luciano Nunes, que completará 75 anos no próximo mês.

Themístocles explicou que logo depois do anúncio da vacância a mesa diretora da Assembleia vai se reunir para definir os prazos, porém, o parlamentar adiantou que a definição do novo conselheiro deve ocorrer até o mês de setembro. O nome mais votado na Alepi é encaminhado para sanção do governador Wellington Dias (PT).

Foto: Assis Fernandes

“Na hora que a Assembleia receber a comunicação oficial do Tribunal de Contas vamos marcar dia e hora para reunir a mesa diretora da Assembleia para decidirmos, de acordo com o regimento interno da Casa, os prazos, quando será decidido no plenário da Assembleia. No meu entender é lá para setembro. Cumprindo todos os prazos com tranquilidade fica para setembro [definição do novo conselheiro]”, disse o presidente da Alepi.

Quanto aos deputados que já externaram interesse pela vaga de conselheiro, Themístocles evitou se aprofundar e lembrou que qualquer cidadão que preencher os pré-requisitos exigidos pela lei pode se lançar à vaga. “Qualquer cidadão, preenchendo os requisitos pode ser candidato”, disse o deputado.

Postulantes ao cargo

Alguns deputados estaduais já tornaram público o interesse para concorrer à vaga na Corte de Contas. Estão na lista Wilson Brandão (Progressistas), Franzé Silva (PT), Flora Izabel (PT) e Zé Santana (MDB).

Apesar de ainda não ter vindo à público falar sobre a pauta, corre nos bastidores da Assembleia Legislativa que o deputado Flávio Júnior (PDT) também teria confirmado intenção de entrar nas discussões sobre o espaço no Tribunal de Contas do Estado.

Vacância

O conselheiro Luciano Nunes protocolou pedido de aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para o dia 07 de julho, três dias antes de completar 75 anos, idade necessária para aposentadoria compulsória.

Com a aposentadoria de Luciano Nunes, o TCE deve anunciar a vacância à Alepi, resposável pela abertura de edital para escolha do novo conselheiro, e o nome mais votado na Casa é encaminhado para sanção do governador Wellington Dias (PT). Qualquer cidadão pode se candidatar ao cargo, cumprindo algumas exigências.

DO GP1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jovem a partir dos 14 anos passa a poder fazer cirurgia bariátrica

Medida vale para casos de obesidade grave com complicações clínicas. O Conselho Federal de Medicina (CFM) passou a reconhecer a...

Tatiana Medeiros admite uso de celular e tablet na prisão; PM investiga entrada dos aparelhos

Tatiana foi presa por suspeita de usar dinheiro de facção criminosa para financiar campanha eleitoral. Policiais do Quartel do Comando-Geral...

Governo ultrapassa marca de R$ 2 trilhões em gastos públicos em 2025

Dados da plataforma Gasto Brasil revelam velocidade com que recursos públicos são consumidos no país; ferramenta quer ampliar transparência...

Ação conjunta reúne alunos e professores em atividade ambiental no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes. Na última segunda-feira, 19 de maio, a Prefeitura Municipal de Guadalupe-PI, por meio da Secretaria Municipal de...
spot_img

Piauí aumenta para 20% ICMS das compras internacionais

A nova alíquota do ICMS, definida pelo Comsefaz, passou a valer a partir de 1º de abril de 2025. O...

Zé Santana é anunciado como novo secretário estadual de Trabalho

A possibilidade de indicação do gestor em um novo cargo no Poder Executivo já circulava nos bastidores, em razão...
spot_img

Posts Recomendados