Presidente da Alepi explica processo de escolha do novo conselheiro do TCE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Cumprindo todos os prazos fica para setembro [definição do novo conselheiro]”, disse Themístocles Filho.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho (MDB), detalhou os trâmites que a Casa vai seguir logo após comunicado oficial da vacância do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que será aberta com a aposentadoria de Luciano Nunes, que completará 75 anos no próximo mês.

Themístocles explicou que logo depois do anúncio da vacância a mesa diretora da Assembleia vai se reunir para definir os prazos, porém, o parlamentar adiantou que a definição do novo conselheiro deve ocorrer até o mês de setembro. O nome mais votado na Alepi é encaminhado para sanção do governador Wellington Dias (PT).

Foto: Assis Fernandes

“Na hora que a Assembleia receber a comunicação oficial do Tribunal de Contas vamos marcar dia e hora para reunir a mesa diretora da Assembleia para decidirmos, de acordo com o regimento interno da Casa, os prazos, quando será decidido no plenário da Assembleia. No meu entender é lá para setembro. Cumprindo todos os prazos com tranquilidade fica para setembro [definição do novo conselheiro]”, disse o presidente da Alepi.

Quanto aos deputados que já externaram interesse pela vaga de conselheiro, Themístocles evitou se aprofundar e lembrou que qualquer cidadão que preencher os pré-requisitos exigidos pela lei pode se lançar à vaga. “Qualquer cidadão, preenchendo os requisitos pode ser candidato”, disse o deputado.

Postulantes ao cargo

Alguns deputados estaduais já tornaram público o interesse para concorrer à vaga na Corte de Contas. Estão na lista Wilson Brandão (Progressistas), Franzé Silva (PT), Flora Izabel (PT) e Zé Santana (MDB).

Apesar de ainda não ter vindo à público falar sobre a pauta, corre nos bastidores da Assembleia Legislativa que o deputado Flávio Júnior (PDT) também teria confirmado intenção de entrar nas discussões sobre o espaço no Tribunal de Contas do Estado.

Vacância

O conselheiro Luciano Nunes protocolou pedido de aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para o dia 07 de julho, três dias antes de completar 75 anos, idade necessária para aposentadoria compulsória.

Com a aposentadoria de Luciano Nunes, o TCE deve anunciar a vacância à Alepi, resposável pela abertura de edital para escolha do novo conselheiro, e o nome mais votado na Casa é encaminhado para sanção do governador Wellington Dias (PT). Qualquer cidadão pode se candidatar ao cargo, cumprindo algumas exigências.

DO GP1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PSD e MDB querem ampliar espaços na chapa majoritária de Rafael Fonteles para 2026

Com a decisão dos dois partidos, o PT ficaria apenas com a vaga de governador, algo que desagrada Rafael...

Em Picos, PRF apreende caminhão com carga de cocaína avaliada em mais de R$ 133 milhões

O veículo havia saído do Estado do Mato Grosso. Neste domingo (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior...

Caminhões de Mamografia vão realizar mais de 44 mil exames em 2024 no Piauí

Os primeiros municípios a receberem o serviço na primeira quinzena de maio são: Cristalândia, Sebastião Barros e Santo Antônio...

No Rio Grande do Sul, número de mortes após enchentes sobem para 83

São investigadas outras 4 mortes, segundo a Defesa Civil. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Ao...
spot_img

Saúde instala Centro de Operação de Emergência para enfrentar as chuvas intensas na região Sul

O objetivo do centro de operações emergenciais é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas na...

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

O comércio estima que as vendas com a data devem superar os R$ 13 bilhões. Com a proximidade do Dia...
spot_img

Posts Recomendados