Dos 10 municípios mais atingidos pelas queimadas no Brasil, 4 são do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo dados do Inpe, Pimenteiras, São José do Peixe, Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro registraram maior quantidade de focos de queimadas na última terça-feira (7).

Dos 10 municípios mais atingidos pelas queimadas no Brasil, nesta terça-feira (7), 4 são do Piauí, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os municípios mais atingidos por queimadas no Brasil foram: São Félix do Xingú (PA), com 79 queimadas; Altamira (PA), com 52 queimadas; Corumbá (MT), com 47 queimadas; Pimenteiras, com 28 queimadas; Novo Progresso (PA), com 28 queimadas; Sena Madureira (AC), com 24 queimadas; São José do Peixe, com 22 queimadas; Boca do Acre (AM), com 21 queimadas; Uruçuí, com 20 queimadas; e Baixa Grande do Ribeiro, com 19 focos.

O Piauí registrou, na terça-feira, 340 queimadas, com um aumento de 262% em relação a segunda-feira, quando foram registradas 94 queimadas. De janeiro a agosto de 2021, segundo o Inpe, o Piauí registrou 4.747 queimadas, com um aumento de 94% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 2.448.

5º estado com mais focos de incêndio

Nos primeiros sete dias do mês de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 674 focos de incêndios em 85 cidades do estado. É o quinto maior índice do país, ficando atrás apenas do Acre (998), Mato Grosso (866), Minas Gerais (763) e Amazonas (716).

O município de Pimenteiras, a 252 km ao Sul de Teresina, foi o que registrou mais queimadas de 1º de setembro até ontem (07), com 68 focos. Em seguida aparece Buriti dos Montes, na divisa com o Ceará, com 47 focos. A região sofre há 15 dias com um incêndio e só agora as chamas foram controladas.

“Estamos com essa linha de fogo sob controle em Buriti dos Montes, na localidade Conceição dos Marreiros. Fizemos uma proteção de 20km para que não atingisse a comunidade e o parque do Cânion. Esse fogo está sob controle e agora estamos apenas monitorando”, disse o coronel João Costa, comandante de socorro do Corpo de Bombeiros.

Piauí em chamas

Em Milton Brandão, no Norte do Piauí, os focos de incêndio também foram controlados. No Delta do Parnaíba foram registrados 4 focos de incêndio nos primeiros dias de setembro.

Das Unidades de Conservação Federais, a Serra da Ibiapaba é a que mais sofre com as queimadas. Em uma semana foram registrados 36 focos. A reserva Uruçuí-Una, os parques nacionais da Serra das Confusões e Nascentes do Rio Parnaíba, também registram focos de incêndios.

São Raimundo Nonato registra 5 focos de incêndio, muito deles tiveram início nesta terça-feira e chegaram a ameaçar o Parque Nacional da Serra da Capivara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo altera regras para uso de armas por policiais; veja o que muda

Decreto publicado pelo governo federal estabelece regras para uso da força por policiais, incluindo restrições ao uso de armas. Nesta...

Lei que cria Política Nacional de Cuidados entra em vigor no Brasil

Objetivo é criar uma rede de suporte mais robusta e eficaz no país. A Lei 15.069 de 2024, que institui a...

Em apenas dois anos, Governo do Piauí amplia em mais 800km a malha rodoviária piauiense

Esse valor corresponde somente aos trechos novos asfaltados pelo DER. Em dois anos, o Piauí ganhou mais de 800km de...

Idepi garantiu investimentos de mais de R$ 300 milhões em obras de segurança hídrica em 2024

Um dos principais marcos é a retomada da construção da Barragem de Atalaia, localizada no município de Sebastião Barros....
spot_img

Prova de Vida Piauíprev: agilidade e segurança para os servidores públicos do Piauí

A digitalização da Prova de Vida está transformando a relação dos beneficiários com o sistema previdenciário do Estado. Aos 94...

Ganhou um celular? Aprenda como transferir dados do velho para o novo

Veja como fazer a migração das informações de iPhones, Androids e entre as plataformas. Fique atento para o WhatsApp,...
spot_img

Posts Recomendados