Entenda como aconteceu o ataque às Torres Gêmeas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Entre o primeiro e segundo avião atingir o World Trade Center (WTC) houve um intervalo de tempo de cerca de 20 minutos; atentados de 2001 completam 20 anos neste sábado (11).

Quando o primeiro avião atingiu as Torres Gêmeas na manhã de 11 de setembro de 2001, os americanos tentavam entender o que havia acontecido na ilha de Manhattan. O que, à princípio, poderia parecer um acidente aéreo se transformou no atentado que marcou a história dos Estados Unidos e do mundo.

11 Sep 2001, New York City, New York, USA — The second hijacked plane is seen as it hits the second tower of the World Trade Center. — Image by © Masatomo Kuriya/Corbis

Entre o primeiro e segundo avião atingir o World Trade Center (WTC) houve um intervalo de tempo de cerca de 20 minutos.

O primeiro voo, da companhia American Airlines, atinge a torre norte ás 8h46, no horário local. O segundo ataque acontece às 9h03 – e revela a dimensão do horror daquela manhã na ilha de Manhattan, em Nova York – descartando qualquer possibilidade de acidente. Naquele momento, a América estava sob ataque.

Os atentados do 11 de setembro completam 20 anos neste sábado.

Na torre sul, o avião com 76 passageiros – incluindo cinco terroristas – e 11 tripulantes atinge e destrói rotas de fuga do 99º andar ao 93º andar. Os americanos e funcionários do WTC que estavam acima do 93º andar não tinham como sair do edifício. Imagens chocantes de pessoas pulando do alto dos prédios marcaram a cobertura da imprensa na época.

O Boeing 767 que é levado pelos terroristas à torre norte pode comportar até 200 passageiros. Naquela manhã, o voo havia saído de Boston com destino à Los Angeles.

No ataque à torre sul, um outro avião atinge e destrói do 85º andar ao 78º. Apesar do estrago, uma das escadas de emergência ficou operante e permitiu que as pessoas dos andares mais altos pudessem descer enquanto os Bombeiros entravam no local.

Apesar de ter sido atingida por último, a torre sul é a primeira a desabar, às 9h59, no horário local. A torre norte vem abaixo às 10h28.

Atualmente, no local onde as torres existiram, há um memorial sobre as vítimas e um museu.

Especial

CNN Brasil exibe uma programação especial neste sábado, 11/09, ao vivo. Em transmissão simultânea com a CNN americana e com correspondentes espalhados pelos Estados Unidos, serão exibidas todas as homenagens às vítimas do atentado que completa 20 anos.

Comandada pelo time de âncoras da CNN, a cobertura especial trará também convidados que irão analisar o contexto histórico, os desdobramentos e histórias de quem acompanhou o horror de perto.

Marcelo Favallida CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senador Ciro Nogueira entrega ambulâncias e reforça investimentos em Morro do Chapéu

Parlamentar cumpre agenda no interior do Piauí, destaca parceria com lideranças locais e anuncia novos recursos para o fortalecimento...

Alexandre de Moraes acata pedido de defesa para fazer exame de ultrassom em Bolsonaro

Exame foi solicitado pela defesa para comprovar a existência de uma hérnia inguinal bilateral no ex-presidente. O ministro do Supremo...

Hugo Motta recua e retoma escolta de deputada do PSOL alvo de ameaças

Suspensão da escolta aconteceu na segunda-feira (8), após Polícia Civil e MP do RJ e Polícia Federal dizerem que...

Polícia Civil do Piauí realiza mais de 2 mil atendimentos pela Ouvidoria em 2025

Os números representam um crescimento na procura dos serviços disponibilizados pela ouvidoria. A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) contabilizou os...
spot_img

Viagens de lazer no Piauí crescem 75% e praia é destino preferido da população

Os piauienses realizaram cerca de 63 mil viagens de lazer em 2024, segundo pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira...

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes

O Ministério da Saúde iniciou a liberação de mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis na aldeia Cimbres, no município...
spot_img

Posts Recomendados