Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Projeto de lei proíbe o uso de cigarros, vaper ou qualquer produto fumígeno em ambientes coletivos no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A medida é para ambientes de uso coletivo que sejam públicos ou privados, onde tem a permanência ou a circulação de pessoas.

Foi apresentada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, cigarros eletrônicos e qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em ambientes de uso coletivo no estado.

A proposta é de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos). A medida é para ambientes de uso coletivo que sejam públicos ou privados, onde tem a permanência ou a circulação de pessoas.

Esses ambientes compreendem espaços de trabalho, estudo, cultura, culto religioso, lazer, esporte, entretenimento, áreas comuns de condomínios, espetáculos, teatros, cinemas, bares lanchonetes, restaurantes, entre outros.

O responsável pelo recinto deverá advertir os eventuais infratores sobre a proibição, e se ocorrer a persistência na conduta, que seja realizada a imediata retirada da pessoa do local. O empresário que ficar omisso pode ficar sujeito às sanções com base no Código de Defesa do Consumidor.

O projeto não se aplica a: instituições de tratamento da saúde de pacientes que são autorizados a fumar pelo médico que os assista; às vias públicas e aos espaços ao ar livre; às residências; e aos estabelecimentos que especificam e que são exclusivamente destinados ao consumo próprio de produtos fumígenos, desde que a condição seja enunciada de forma clara na entrada.

“Segundo o Instituto Nacional do Câncer, os não fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagista ambiental, maior a chance de adoecer”, apontou o deputado, em sua justificativa para a aprovação da proposta.

Agora o projeto será analisado nas comissões técnicas da Alepi.

Em Teresina

No dia 30 de novembro deste ano, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), sancionou um projeto de lei do vereador Dudu (PT) que proíbe de autoria o uso de cigarros eletrônicos e narguilés em espaços fechados e ambientes de uso coletivo, públicos e privados na capital.

O projeto de lei modificou a Lei Municipal 4034/2010 que “proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco”. Com a modificação, os vapes e narguilés serão acrescentados entre os derivados do tabaco prejudiciais à saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Operação combate desmatamento ilegal em seis municípios do Piauí

Ação da Semarh fiscalizou 36 áreas e aplicou R$ 550 mil em multas por danos ambientais. A Operação Carcará 01,...

Prefeitura de Guadalupe promove Dia de Campo para idosos do CCI na Chácara Península e já planeja novo passeio em junho

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira,...

Mãe é cobrada por levar leite materno extraído em voo: “Humilhante”

A mulher, que ainda amamenta, relatou ter sido taxada pela companhia aérea por transportar leite materno extraído em voo...

Carlos Lupi deve entregar cargo diante de escândalo no INSS

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontam que o ministro da Previdência não deve permanecer no...
spot_img

Aposentados do INSS que ganham mais que o salário mínimo começam a receber 13º

Pagamento a quem ganha benefício mínimo começou no último dia 24 Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto...

Quadrilhas juninas do Piauí poderão receber verba de fundo constitucional a partir de 2026

O Presidente Lula sancionou no Diário Oficial da União a Lei que estabeleceu que os recursos dos fundos constitucionais...
spot_img

Posts Recomendados