Lei garante atendimento a pessoas com TDAH e dislexia em vestibular e concursos no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No Piauí, uma nova lei vai assegurar o atendimento especializado a pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dislexia durante vestibulares e concursos, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Lei Nº 7.607/2021, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), garante a esse público direito a tempo adicional de uma hora e meia para realizarem suas provas, acompanhamento de profissionais para auxiliarem na leitura das provas e para ajudarem na transcrição da parte escrita e preenchimento do cartão-resposta.

Os candidatos também poderão realizar a prova em sala diferenciada. A norma assegura ainda que a prova escrita e a redação sejam corrigidas e avaliadas a partir de matriz de correção específica para participantes disléxicos e por uma banca especializada.

Franzé Silva destaca que a lei é um avanço na garantia da igualdade substancial, ao garantir oportunidade para que pessoas mais vulneráveis possam concorrer com equidade, na medida de suas necessidades.

“O que buscamos é que essas pessoas possam concorrer em igualdade de condições com os demais, em igualdade substancial, conforme o mandamento constitucional, tendo em vista suas limitações e sua maior vulnerabilidade social. É preciso que o Estado e a sociedade olhem para essas pessoas e proporcionem meios que as incluam concreta e eficazmente, com justiça e inclusão social”, aponta Franzé.

Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começaram nessa terça-feira (10) e seguem até o dia 21 de maio. Elas podem ser feitas na página do INEP, através desse link

A taxa de inscrição para o exame, versões digital ou impressa, foi mantida no valor de R$ 85. O período para efetuar o pagamento se encerra em 27 de maio. A participação no exame apenas será garantida apenas após a confirmação do pagamento da taxa.

Pela primeira vez, os interessados em participar do exame poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito.

Como solicitar o atendimento especializado

O candidato que precisar do atendimento especializado deve fazer a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade do atendimento, na Página do Participante, a documentação que comprove a necessidade de acessibilidade, conforme listado no edital do Exame.

Com informações do Cidade Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...
spot_img

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...
spot_img

Posts Recomendados