Piauí tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos no município de Batalha

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O paciente é do sexo masculino e reside na cidade de Batalha. Ele não está mais no período de transmissão.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox ) no Piauí. O paciente é do sexo masculino, tem 46 anos e reside na cidade de Batalha. O paciente já foi informado do diagnóstico e não está mais no período de transmissão da doença. Ele teve contato com pessoas que foram para país estrangeiro. Outros cinco casos continuam em investigação.

Herlon Guimarães, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, informou que recebeu a confirmação do primeiro caso, na manhã desta quinta-feira (4), pelo Instituto Oswaldo Cruz, após analisar os exames do paciente.

Guimarães acrescentou que o paciente foi avaliado pelas equipes da saúde, que coletaram os seus exames. “Agora, finalmente, saíram os resultados. O paciente está bem, já cumpriu o período de 21 dias de isolamento. Os primeiros sintomas foram dia 3 de julho. Ele já está seguindo sua vida normal, sem nenhuma sequela”.

“Nós já informamos ao paciente e entramos em contato com a equipe de vigilância municipal da cidade para que todos estejam cientes do caso. Esse paciente teve contato com pessoas do estrangeiro. Esse paciente teve toda a sintomatologia característica da doença, como febre, dores musculares, dores de cabeça e a presença das lesões”, disse.

As pessoas que tiveram contato com o paciente, segundo o superintendente, passaram por avaliação do sistema de vigilância e nenhuma apresentou sintomas.

PREVENÇÃO E SINTOMAS

Guimarães reforça para que as pessoas respeitem as medidas de higiene contra a doença. “A higiene é o padrão máximo para que a gente possa prevenir essa doença”.

A Sesapi ressalta que a principal característica da monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. “Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza”.

“A transmissão pode acontecer de forma direta e indireta por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio esperma, sangue e utensílios contaminados”.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rally Piocerá/Cerapió chega em Teresina na próxima sexta (30)

A competição deve movimentar cerca de R$ 8 milhões na economia dos municípios por onde passa, segundo estimativas baseadas...

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...
spot_img

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...
spot_img

Posts Recomendados