Em posse, Rosa Weber diz que STF é alvo de ataques “injustos e reiterados”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministra ainda fez defesa enfática da democracia, da independência do Poder Judiciária e liberdade de imprensa.

A ministra Rosa Weber tomou posse, nesta segunda-feira (12), como nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seu primeiro discurso à frente da Corte, a magistrada fez defesa enfática da democracia, da independência do Poder Judiciária e liberdade de imprensa e afirmou que o Supremo sofre ataques “injustos e reiterados”.

Rosa Weber diz que STF é alvo de ataques “injustos e reiterados”

“Sejam as minhas palavras as de reverência incondicional à autoridade suprema da Constituição e das leis da República, de crença inabalável na superioridade ética e política do Estado democrático de Direito”, iniciou.

“Sem um Poder Judiciário independente e forte, sem juízes independentes, e sem imprensa livre, não há democracia”, continuou a ministra.

Weber também condenou discursos de ódio e a prática de intolerância “enquanto expressões constitucionalmente incompatíveis com a liberdade de manifestação do pensamento”, além de repudiar discursos de desrespeito às ordens judiciais. “De descumprimento de ordens judiciais sequer se cogite em um Estado democrático de Direito”, declarou.

Em outro momento, a ministra disse que o Brasil vive “tempos particularmente difíceis da vida institucional do país”. Sem citar episódios específicos, Weber afirmou que o STF tem sido alvo de ataques “injustos e reiterados”.

“Tempos verdadeiramente perturbadores, de maniqueísmos indesejáveis. O Supremo Tribunal Federal não pode desconhecer esta realidade. Até porque tem sido alvo de ataques injustos e reiterados, inclusive, sob a pecha de um mal compreendido ativismo judicial por parte de quem, a mais das vezes, desconhece o texto constitucional e ignora as atribuições cometidas a essa Suprema Corte pela Constituição”, apontou a nova presidente do Supremo.

Rosa Weber ainda aproveitou para elogiar o “comando firme” de seu colega Alexandre de Moraes na condução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O nosso tribunal da Democracia, que neste ano de 2022, sobre o comando firme do ministro Alexandre de Moraes, e em estrada competentemente pavimentada pelo ministro Edson Fachin, mais uma vez garantirá a regularidade do processo eleitoral, a certeza e a legitimidade dos resultados das urnas, e em fiel observância aos postulados de nossa Constituição, o primado da vontade soberana do povo”, pontuou.

Ao final, a ministra reforçou a “defesa inconstitucional da supremacia da Constituição e da integridade da ordem democrática”. “A democracia, não nos esqueçamos, repele a noção autoritária do pensamento único. […] A luta pela efetivação e prevalência dos direitos humanos e defesa da democracia não deve ter apenas como palco os tribunais, deve ser esforço da sociedade civil”.

A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o advogado-geral da União, Bruno Bianco, o ex-presidente José Sarney, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente da OAB, José Alberto Simonetti, entre outros. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceu.

Com informações da CNN

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bom Jesus, Uruçuí, Piripiri, Santa Filomena e Parnaíba impulsionam superávit comercial do Piauí em novembro

Municípios se destacam na exportação de soja e outros produtos, contribuindo para saldo positivo de US$ 58,7 milhões na...

Sul do Piauí receberá dois novos Procons em 2026; entenda o funcionamento

Iniciativa vai beneficiar cerca de 70 mil habitantes, facilitando o acesso a serviços de proteção e defesa do consumidor...

Vereador diz que processo no TCE-PI é político e justifica contratações feitas na implantação do posto de Identificação em Marcos Parente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O ex-presidente da Câmara Municipal de Marcos Parente, vereador Edmundo Pereira de Oliveira,...

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...
spot_img

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...
spot_img

Posts Recomendados