Integrantes do MST invadem sede da Equatorial em Teresina

-

Movimentos das Mulheres Quebradeiras de Coco e dos Pequenos Agricultores também participam da invasão.

Integrantes de vários movimentos sociais como o Movimento Sem Terra (MST), Movimento das Mulheres Quebradeiras de Coco, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragens (MBA) e indígenas invadiram, na manhã desta quarta-feira (08), a sede da Equatorial Piauí, localizada no Centro de Teresina.

De acordo com Maria da Conceição, coordenadora do MBA, a intenção dos manifestantes é melhorar os serviços prestados pela Equatorial nas comunidades do interior do Piauí. “Estamos esperando uma comissão da empresa para sentarmos e conversar sobre a má qualidade do serviço, falta de energia, valores de tarifas. Vamos ficar até nos atenderem, nós queremos é ajudar a melhorar os serviços”, afirmou.

“A nossa luta é para denunciar preços abusivos nas tarifas, nós somos mulheres camponeses que pagam R$ 200,00 numa tarifa de energia que passam semanas sem energia elétrica, temos eletrodomésticos queimados”, pontuou Maria da Conceição.

“Nós viemos trazer esses fatos à Equatorial porque muitas vezes nos municípios, nas comunidades pequenas é uma agência de um metro quadrado com um funcionário que não dá para atender a demanda e a outra pauta é a tarifa digital porque nas pequenas comunidades não temos acesso à internet”, declarou Maria da Conceição.

Maria Irene de Sousa, da comunidade quilombola de São João da Varjota, também criticou o valor da tarifa de energia elétrica. “A gente está reivindicando nossos direitos devido a [conta de] luz estar muito alta nas comunidades, e aí como a gente não tem condição, a gente passa fome porque quando chega o momento de pagar energia, tem que pagar ou eles cortam. Nossa reinvindicação é essa”, enfatizou.

“A gente veio fazer um movimento pacífico, não viemos querendo confusão. Só que na hora da entrada a gente foi recebido por tiros, o segurança deu dois tiros e agrediu uma das companheiras. O nosso movimento é fazer com que eles abaixem as tarifas da energia. Nós temos nossos direitos, nós temos uma lei que nós temos a renda baixa e mesmo assim não estão fazendo a renda baixa com a gente”, completou Maria Irene.

Equipe de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar do Piauí está no local tentando negociar com os manifestantes.

Tiros Com carro de som, dezenas de pessoas estão com bandeiras do MST e gritam que foram recebidas com tiros pelos seguranças da Equatorial. “Fomos recebidos a tiros, a gente pediu pacificamente para sentar e conversar porque nós estamos com a pauta para reivindicar, por exemplo, em Amarante os serviços de energia não funcionam quando começa a chuva, em Palmeirais, os postes são de madeira, isso não justifica”, declarou Maria da Conceição.

Fotos: Lucas Dias

Fonte: GP1

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

CNBB lança Campanha da Fraternidade de 2026 com foco em moradia

Tema busca reforçar papel da igreja Católica na defesa de direitos sociais; cerimônia de lançamento será na sede de...

Canetas para emagrecer são vendidas ilegalmente em laboratórios e farmácias

O Jornal Nacional teve acesso a mensagens de 13 empresas endereçadas a médicos de diferentes espacialidades oferecendo os medicamentos...

Inmet prevê chuvas fortes em todas as regiões do Piauí até sexta (20)

De acordo com o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e...

EUA estariam se preparando para um possível ataque ao Irã neste fim de semana, segundo a mídia dos EUA

Segundo a CBS News, um bombardeio pode ocorrer no sábado (21). Decisão final ainda não foi tomada, mas funcionários...

Unidos do Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

Enredo homenageou o mestre de bateria CiçaA Unidos do Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro...

Projeto sugere converter multas de trânsito em doação de sangue no Piauí

Um indicativo de projeto apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) propõe a criação de um programa que permitirá...

Prefeito de Floriano se reúne com representantes do IBGE

Na oportunidade, foi abordado a realização do processo seletivo...

Prefeitura de Landri Sales pretende gastar 167 mil reais com aquisição de passagens rodoviárias e malotes

VALOR GLOBAL ESTIMADO: R$: 167.500,00 (Cento e sessenta e...

Você também pode gostar
Recomendado para você