Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Brasil será sede da VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pleitos apresentados pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante a V Reunião, realizada em Santiago, no Chile, foram aprovados por unanimidade

Brasil foi escolhido para sediar e presidir a VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe atividade da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) em 2025. Os pleitos foram apresentados pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante a V Conferência, realizada em Santiago, no Chile de terça-feira (3.10) a esta quinta-feira (5.10).

Ministro Wellington Dias

“Na V Conferência da América Latina e Caribe, com a presença de ministros e ministras de 34 países da região, com a presença ainda do PNUD e da Organização Internacional do Trabalho, foi aprovada uma proposição que eu apresentei pelo governo brasileiro para que em 2025 possamos sediar essa Conferência. A exemplo do Chile, que assumiu a coordenação da Conferência e a presidência desse foro, vai acontecer o mesmo com o Brasil”, frisou Wellington Dias. 

As ofertas brasileiras foram bem recebidas pelo secretário executivo da Cepal, José Manuel Salazar-Xirinachs, e pelos demais ministros de desenvolvimento social presentes, sendo aprovadas por aclamação. A presidência do país na Cepal irá de 2025 a 2027. “O Brasil esteve afastado desses debates, e agora queremos voltar a contribuir”, analisou Wellington Dias. “A nossa proposta foi aceita pelos países, e a partir de hoje estaremos apoiando a atual presidência do Chile, fazendo parte da Mesa Diretora, com a construção de propostas para que o desenvolvimento social tenha uma institucionalidade forte em toda a região”, prosseguiu.

Durante a V Conferência, o titular do MDS reforçou a importância da cooperação internacional e da necessidade de um pacto entre os países da região para um trabalho conjunto de combate à fome e à desigualdade. “A Conferência Regional de Desenvolvimento Social da Cepal é um espaço de cooperação entre os ministérios de desenvolvimento social dos países da América Latina, visando promover cada vez mais a inclusão social”, pontuou Wellington Dias.  

Segundo projeções da Cepal, cerca de 32% da população da América Latina e Caribe (201 milhões de pessoas) estava em situação de pobreza e 13% em situação de extrema pobreza no final de 2022.

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe é uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região. A Cepal oferece análises econômicas e sociais, realiza pesquisas, fornece assistência técnica e promove a cooperação entre os países membros.

Assessoria de Comunicação – MDS

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Cerca de 38 mil pessoas têm diagnóstico de autismo no Piauí, aponta IBGE; homens são maioria

Os dados foram divulgados pelo Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quase 38 mil pessoas...

Rafael Fonteles passa cargo a Themístocles e embarca na 13ª viagem internacional

É a segunda viagem internacional do chefe do executivo estadual em 2025 e a 13ª durante o mandato do...

Ex-prefeito no Maranhão é preso por estuprar jovem evangélica

O gestor cometeu o crime no último ano do mandato no município de Santa Inês, no Maranhão. A Polícia Civil...

Piauí deve liderar o crescimento econômico do Nordeste em 2025

O destaque é o agronegócio, com expansão estimada em 10,5%, puxada pela safra recorde de soja. Com previsão de alta...
spot_img

A partir de hoje é proibido apreender motos por débitos tributários em operações policiais no Piauí

Além desta, mais cinco leis do Pacto Pela Ordem foram sancionadas pelo Governo e passam a valer. Veja quais...

Projeto quer multar em até R$ 200 mil fraudes em postos de combustível no Piauí

Texto apresentado por Warton Lacerda (PT) prevê penalidades severas, incluindo cassação de inscrição estadual, para estabelecimentos que adulterarem bombas. Um...
spot_img

Posts Recomendados