Joe Biden diz que explosão em hospital na Faixa de Gaza ‘parece que foi obra do outro lado’

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente dos Estados Unidos desembarca em Israel em um dos momentos de maior tensão no conflito. Na terça-feira (17), um bombardeio contra um hospital na Faixa de Gaza.

O presidente norte-americano, Joe Biden, disse nesta quarta-feira (18) que a explosão do hospital Ahli Arab, em Gaza, parece não ter sido causada por Israel.

“Segundo o que observei, parece que foi obra do outro lado, não de vocês”, disse Biden ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante o encontro. Porém, ele destacou que “há muita gente por aí” que não tem essa certeza.

Biden também disse ter se sentido bastante triste e revoltado com o ataque ao hospital.

Um bombardeio matou centenas de pessoas em um hospital na Faixa de Gaza na terça-feira (17), segundo o Ministério da Saúde local (veja mais no vídeo acima). O órgão é subordinado ao grupo terrorista Hamas, que controla esse território palestino desde 2007.

  • O Hamas disse que partiu de Israel o ataque contra o hospital Ahli Arab.
  • As Forças de Defesa israelenses, no entanto, alegaram que a explosão foi causada por um foguete lançado pela Jihad Islâmica, grupo terrorista ligado ao Hamas.
  • O grupo, no entanto, negou ser responsável pela ação.

O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, decretou três dias de luto pelo ataque ao hospital. Para a Autoridade Palestina, o ataque foi um massacre.

Desde o dia 7 de outubro, quando o Hamas realizou diversos ataques contra Israel a partir da Faixa de Gaza, mais de 4 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas.

Encontro de Biden

Joe Biden é recebido pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv — Foto: Evan Vucci / AP Photo

Segundo especialistas, a ida de Biden a Israel tem como objetivo demonstrar o apoio norte-americano a Israel e, ao mesmo tempo, tentar evitar que o conflito envolva outros países na região — como o Irã, o Líbano e a Síria.

O presidente dos Estados Unidos desembarcou em Israel em um dos momentos de maior tensão no conflito.

“Ele fará algumas perguntas difíceis, como um amigo, como um verdadeiro amigo de Israel, mas fará algumas perguntas a eles”, disse o porta-voz dos EUA, John Kirby.
Ao mesmo tempo em que Biden deseja evitar novas escaladas no conflito, o presidente norte-americano deseja desenvolver com Israel um plano para a criação de um corredor humanitário que ajudaria civis que estão na Faixa de Gaza a sair da região.

Biden também iria à Jordânia depois de passar por Israel, mas a viagem foi cancelada após a explosão no hospital.

Ele deve conversar com os presidentes da Palestina, do Egito e o rei da Jordânia por telefone quando voltar a Washington.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...
spot_img

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...
spot_img

Posts Recomendados