Veículos já podem ser vendidos e transferidos 100% on-line no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A venda digital de veículos não requer reconhecimento de firma em cartório.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) passa a oferecer aos usuários a possibilidade de realizar serviços de venda e transferência de veículos de forma totalmente digital. A medida visa facilitar o cotidiano dos proprietários de veículos, que agora podem realizar as operações sem sair de casa, através do celular com acesso a internet.

Conforme a diretora-geral do órgão, Luana Barradas, as atividades tiveram início nesta semana, como alternativa prática e segura para evitar longas filas e deslocamentos até as unidades do Detran, após assinatura de termos junto ao Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do Governo Federal.

“A iniciativa do Detran representa um importante avanço na modernização dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos. Com a adoção de soluções tecnológicas, é possível oferecer serviços mais ágeis e eficientes, reduzindo custos e aumentando a satisfação dos usuários”, destaca Luana Barradas.

A venda digital de veículos não requer reconhecimento de firma em cartório, pois a Carteira Digital de Trânsito faz a validação da identidade do comprador e do vendedor por meio de biometria. No entanto, para efetuar a transferência de propriedade, é necessário comparecer ao Detran, pois a legislação de trânsito exige a realização da vistoria.

Como utilizar o serviço?

1- Para realizar a venda digital de veículos, é necessário instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e criar uma conta gov.br de pessoa física no nível ouro (que possua RG Digital).

2- O vendedor deve selecionar o modelo a ser vendido e preencher os dados da venda e do comprador, além de confirmar a indicação de venda. O comprador deve assinar a intenção de venda e, então, o vendedor também assina o documento.

3- Após a assinatura, o vendedor não terá mais acesso ao CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular Eletrônico). Por fim, o comprador deve concluir a transferência do veículo, com a taxa de vistoria paga, em qualquer posto ou ciretran do Detran-PI.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Águas do Piauí intensifica limpeza preventiva do esgotamento sanitário em Altos, União, José de Freitas e Água Branca

Segundo a concessionária, o descarte incorreto de resíduos segue como principal causa dos extravasamentos na rede coletora de esgoto A...

Pressão política leva Governo a reconsiderar implantação de pedágios na PI-247, no Sul do Piauí

O Governo do Piauí pode rever a instalação de três praças de pedágio ao longo de um trecho de...

Whindersson Nunes compartilha descobertas sobre sexualidade após sessões de terapia

Durante recuperação psiquiátrica, humorista contou que cuidados recebidos despertaram dúvidas inéditas e o fizeram revisitar a relação dos homens...

Fernando Haddad diz que aporte aos Correios deve ser menor que R$ 6 bilhões

Segundo ministro, empréstimo pode sair ainda em 2025 O aporte do Tesouro Nacional aos Correios deve ficar abaixo dos R$...
spot_img

Lula propõe reunião dos Poderes para tratar de feminicídio

Presidente defende mutirão contra a violência de gênero O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (8) que...

Em 2026, Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias; saiba os detalhes

Faixas de renda serão atualizadas no início do próximo ano Até o fim de 2026, o governo pretende financiar 3...
spot_img

Posts Recomendados