Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Veículos já podem ser vendidos e transferidos 100% on-line no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A venda digital de veículos não requer reconhecimento de firma em cartório.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) passa a oferecer aos usuários a possibilidade de realizar serviços de venda e transferência de veículos de forma totalmente digital. A medida visa facilitar o cotidiano dos proprietários de veículos, que agora podem realizar as operações sem sair de casa, através do celular com acesso a internet.

Conforme a diretora-geral do órgão, Luana Barradas, as atividades tiveram início nesta semana, como alternativa prática e segura para evitar longas filas e deslocamentos até as unidades do Detran, após assinatura de termos junto ao Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do Governo Federal.

“A iniciativa do Detran representa um importante avanço na modernização dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos. Com a adoção de soluções tecnológicas, é possível oferecer serviços mais ágeis e eficientes, reduzindo custos e aumentando a satisfação dos usuários”, destaca Luana Barradas.

A venda digital de veículos não requer reconhecimento de firma em cartório, pois a Carteira Digital de Trânsito faz a validação da identidade do comprador e do vendedor por meio de biometria. No entanto, para efetuar a transferência de propriedade, é necessário comparecer ao Detran, pois a legislação de trânsito exige a realização da vistoria.

Como utilizar o serviço?

1- Para realizar a venda digital de veículos, é necessário instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e criar uma conta gov.br de pessoa física no nível ouro (que possua RG Digital).

2- O vendedor deve selecionar o modelo a ser vendido e preencher os dados da venda e do comprador, além de confirmar a indicação de venda. O comprador deve assinar a intenção de venda e, então, o vendedor também assina o documento.

3- Após a assinatura, o vendedor não terá mais acesso ao CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular Eletrônico). Por fim, o comprador deve concluir a transferência do veículo, com a taxa de vistoria paga, em qualquer posto ou ciretran do Detran-PI.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula anuncia nova etapa da Transnordestina com operação no Piauí e conclusão prevista para 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, ao lado de Wellington Dias (PT), a liberação de R$ 1,4...

SAF incentiva produção de caju e garante maior renda a agricultores familiares no Piauí

A SAF planeja entregar 800 mil mudas da fruta até o final de 2025 para plantio e reposição da...

Governo americano proíbe Alexandre de Moraes e aliados no STF de entrarem nos EUA

Secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse que o visto do ministro do Supremo será revogado imediatamente O Secretário de...

Diocese de Bom Jesus do Gurguéia sedia 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí

São esperados cerca de 5 mil romeiros para reforçar a luta pelos direitos dos pobres e por preservação ambiental. O...
spot_img

Preço do café cai no Brasil pela 1ª vez após 16 meses de alta

Inflação do produto teve queda de 0,18% entre o dia 16 de junho e 15 de julho, segundo a...

Pesquisa Quaest aponta que nas redes sociais, 59% defendem ação contra Bolsonaro e 41% criticam

Ao todo, foram 1,3 milhão de menções monitoradas até 17h de sexta-feira (18). Instituto vê resposta "altamente polarizada" e...
spot_img

Posts Recomendados