Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Casamentos diminuem e divórcios aumentam no Piauí, aponta IBGE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os dados divulgados revelam também que casamentos homoafetivos crescem.

A taxa de casamento no Civil entre homens e mulheres no Piauí teve uma queda de 34% em relação há 10 anos. Em 2013, 13.353 casamentos civis foram registrados no estado, com uma diferença de 4.623 a mais em relação a 2022. Além disso, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, durante a pandemia, foi a época de menor números de casamentos durante os últimos 10 anos, com menos de 6 mil uniões registradas no ano.

Em relação à diferença de idade entre os casais que se casaram em 2022, foi possível observar que, quando ambos eram solteiros, as mulheres tinham em média 29,3 anos e os homens 31,8 anos. Já quando pelo menos um dos cônjuges era viúvo ou divorciado, a idade média era mais elevada, sendo de 40,3 anos para as mulheres e 46,1 anos para os homens.

Quanto aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, em 2022 foram registrados 40 casamentos no Piauí, sendo 25 entre mulheres, e 15 entre homens, representando um aumento de 33,3% em relação a 2021. No entanto, o maior número de casamentos homoafetivos ocorreu em 2018, com 45 registros. Além disso, a idade média dos casais do mesmo sexo, no ano de 2022, foi de 31,8 anos para as mulheres e 36,4 anos para os homens.

Divórcios aumentaram

No Piauí, os divórcios aumentaram 13,3% em 2022 comparado ao ano de 2021, totalizando 2.674 divórcios, sendo a maioria deles judiciais. Dentre os 2.130 divórcios judiciais, a maioria dos casos foram consensuais. Além disso, a maioria dos divórcios não consensuais foram requeridos pelas mulheres, como observou as estatísticas do Registro Civil, obtidas pelo IBGE junto às Varas de Família, Foros ou Varas Cíveis, no caso de divórcios judiciais, e junto aos Tabelionatos de Notas, no caso de divórcios extrajudiciais.

Nesse processo, também houve um aumento na guarda compartilhada dos filhos menores, que já é concedida em 31% dos casos atualmente. Em 2014, esse número era de apenas 7,25%.

O tempo médio de duração dos casamentos até a concessão do divórcio judicial no Piauí é de 16,6 anos, sendo o segundo maior indicador do Brasil. Quanto à idade média dos piauienses ao se divorciarem, os homens têm em média 45,3 anos e as mulheres 41,8 anos. Além disso, uma curiosidade importante nesse processo é o regime de bens, sendo o da comunhão parcial de bens mais comum nos casamentos em divórcio judicial no estado, representando 93,85% dos casos.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Projeto quer multar em até R$ 200 mil fraudes em postos de combustível no Piauí

Texto apresentado por Warton Lacerda (PT) prevê penalidades severas, incluindo cassação de inscrição estadual, para estabelecimentos que adulterarem bombas. Um...

Oposição na Câmara pede ao STF que obrigue a instalação da CPI do INSS

Na prática, o mandado de segurança força o STF a se posicionar sobre a CPI no momento em que...

Além de subir imposto, governo Lula vai cortar R$ 31 bilhões em gastos

Mais detalhes sobre as mudanças no IOF serão informados posteriormente pelo governo. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento e...

Ministro Flávio Dino do STF diz ter recebido mensagem com ameaças e ofensas

Texto foi enviado por meio da ouvidoria do tribunal O ministro Flávio Dino (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), relatou...
spot_img

MDS informa que ameaça de bomba foi controlada pela PMDF

Pasta reitera sua confiança no trabalho da PMDF e se coloca à disposição para colaborar com os esclarecimentos necessários O...

Júlio César mostra força em jantar para mais de 150 prefeitos durante marcha em Brasília

Na oportunidade, o parlamentar destacou a participação dos aliados na 26ª Marcha em Defesa dos Municípios e a força...
spot_img

Posts Recomendados