Lula apoia soberania da Venezuela e espera se encontrar com Trump em março

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente falou sobre agenda internacional, relações com EUA e defendeu a soberania da Venezuela em relação aos EUA

A declaração foi dada na chegada ao Panamá, onde o presidente participa do Fórum Econômico Internacional da América Latina, voltado ao fortalecimento do multilateralismo e à atração de investimentos, e do encontro com o presidente recém-eleito do Chile, Jorge Antonio Kast.

Durante a entrevista, o presidente afirmou que falou com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com outros chefes de Estado ao longo do dia. Segundo Lula, as conversas giraram em torno do multilateralismo, da democracia e da retomada do crescimento econômico global.

REUTERS/Adriano Machado

“Eu conversei com o Macron hoje, eu conversei com o Boric e depois vou conversar com mais gente, porque eu estou discutindo a questão do multilateralismo, a questão da democracia no mundo inteiro. Eu estou convencido de que a gente vai voltar à normalidade logo, logo, que a gente vai fortalecer o multilateralismo e que a gente vai fazer com que as economias voltem a crescer, porque é isso que o povo espera de todos nós”, destacou Lula.

Reunião com Trump em março

Lula afirmou que pretende se reunir com Donald Trump no começo de março e destacou a importância do diálogo direto entre Brasil e Estados Unidos.

Para o presidente, os dois países representam as principais democracias do Ocidente e precisam manter uma relação de diálogo aberto.

“E eu espero marcar com o presidente Trump no começo de março. Eu vou fazer uma viagem a Washington, porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente, e eu acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro, sabe? Para que a gente possa discutir as boas relações entre Brasil e Estados Unidos.”

Soberania da Venezuela e conversa com Delcy Rodríguez

Questionado sobre a situação na Venezuela e a presença de militares norte-americanos no Caribe, Lula disse que ainda não entrou em detalhes com a vice-presidente venezuelana Delcy Rodríguez, com quem conversou recentemente. Segundo ele, a crise é recente e exige cautela.

Lula afirmou ainda que espera que a Venezuela consiga lidar com seus próprios desafios, ressaltando a importância da soberania do país.

“Eu conversei duas vezes com a presidente Delcy, mas não entrei em detalhes porque ela estava muito preocupada com os acontecimentos, que eram muito recentes. É importante que o presidente Trump permita que a Venezuela possa cuidar da sua soberania. Não será o Brasil, não serão os Estados Unidos, será a Venezuela, e nós temos que ter paciência e ajudar para que o povo venezuelano possa cuidar do seu destino", completou o presidente

Encontro com Kast

Lula viajou ao Panamá em uma visita oficial que combina articulações políticas com uma agenda econômica focada na atração de investimentos estrangeiros.

O primeiro encontro diplomático esperado da viagem é uma reunião bilateral com José Antonio Kast, recém-eleito presidente do Chile, marcando o início da relação entre os dois líderes após o fim do governo de Gabriel Boric.

Segundo fontes ouvidas pelo SBT News, há no governo brasileiro uma expectativa cautelosa de que a relação com Kast seja guiada pelo pragmatismo diplomático, apesar do perfil do novo presidente chileno, classificado internamente pelo Planalto como de “extrema-direita”. A avaliação é de que interesses econômicos, comerciais e de integração regional possam prevalecer sobre divergências ideológicas.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...
spot_img

Piauí tem alerta de chuvas intensas para 159 municípios

A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, acompanhadas de ventos fortes de 60 a...

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio principal vai a R$ 102 milhões

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6. Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 da Mega-Sena, realizado...
spot_img

Posts Recomendados