Bolsonaro afirma que terá “40% do STF a seu favor” caso seja reeleito em 2022

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Durante evento na Fiesp, presidente também alegou que o ministro da Suprema Corte, Edson Fachin, é ‘trotskista leninista’ – pela votação contrária ao Marco Temporal.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) acusou na última quarta-feira (15) o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin de ser “trotiskista lenista” por causa do seu voto pela revisão do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Ao discursar em evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiespe), Bolsonaro ainda disse que se for reeleito no ano que vem terá “40% do Supremo a seu favor” porque poderá escolher mais dois ministros para a Corte.

Jair Bolsonaro

Para uma plateia de empresários, o presidente afirmou que caso o marco temporal seja revistoterá que tomar uma medida porque a mudança vai “inviabilizar o agronegócio no país”.

Em agosto, o STF começou a julgar se a demarcação de terras indígenas deve seguir o critério do marco temporal, pela qual os indígenas teriam direito somente às terras que ocupavam em 5 de outubro de 1998, data da promulgação da Constituição.

Primeiro a votar, Fachin foi favorável à revisão, que permitiria aos indígenas reivindicar outras terras. Kassio Nunes Marques, ministro indicado por Bolsonaro, votou contra. Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista.

“O Fachin votou pelo novo marco temporal, não é novidade. Trotskista, leninista. Kassio empatou. Vista está com o nosso Alexandre de Moraes. Não sei qual vai ser o voto dele, ou quando vai ser. Se perdermos, eu vou ter que tomar uma decisão porque eu entendo que esse novo marco temporal, simplesmente, enterra o Brasil”, disse Bolsonaro, em seu discurso.

Com informações da Agência O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governador Rafael Fonteles sanciona lei com políticas para pessoas autistas

Os estabelecimentos de ensino terão o prazo de 120 dias para se adequar às novas determinações legais. Duas leis que...

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições municipais de outubro

Em nota, o Google informou que a restrição aos anúncios começará em maio, quando as resoluções do TSE entrarão...

Pobreza cai para menor índice registrado desde 2012, indica IBGE

Taxas tiveram queda em 25 estados e Distrito Federal. Em números absolutos, mais de 8,5 milhões de indivíduos saíram...

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022 Em 2022, foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no...
spot_img

Aos 17 anos, jovem com câncer terminal que viralizou no TikTok se casa

Isabel Veloso compartilha seus últimos meses de vida através das redes sociais Isabel Veloso, jovem de 17 anos, é uma...

Fernando Haddad entrega projeto de regulamentação da reforma tributária ao Congresso

Detalhes do texto foram acertados mais cedo com presidente Lula O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou pessoalmente, nesta quarta-feira...
spot_img

Posts Recomendados