Ativar para ir para o player da Audima

Bolsonaro estuda criar ministério para abrigar Pazuello

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ideia seria estabelecer o Ministério Extraordinário da Amazônia e indicar o general como titular da pasta.

O presidente Jair Bolsonaro estuda criar um novo ministério no governo para abrigar o general Eduardo Pazuello, que deixará o comando da pasta da Saúde nos próximos dias.

Segundo apurou a CNN com fontes do Palácio do Planalto e do Ministério da Saúde, a ideia seria criar o Ministério Extraordinário da Amazônia e indicar Pazuello como o titular da pasta.

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Além de manter Pazuello no governo, o cargo manteria o foro privilegiado do militar no Supremo Tribunal Federal, onde ele responde a inquérito sobre sua atuação na pandemia.

A ligação de Pazuello com a região seria umas das justificativas para a indicação. Em 2020, o general assumiu o comando da 12ª Região Militar da Amazônia, o qual teve de deixar para assumir o Ministério da Saúde.

Além de manter Pazuello no primeiro escalão do governo, a nova pasta esvaziaria o Conselho da Amazônia. O colegiado é comandado pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que se distanciou de Bolsonaro.

Em fevereiro, o presidente admitiu que estudava a possibilidade de criar o Ministério Extraordinário da Amazônia. Segundo ele, a aprovação da autonomia do Banco Central abriria uma vaga na Esplanada.

Resistência

A criação do ministério, porém, enfrenta resistências de outros auxiliares de Bolsonaro. A avaliação é de que criar uma nova pasta neste momento passaria um sinal ruim ao eleitorado.

Além do novo ministério, o presidente avalia outros dois cargos para manter Pazuello no governo: o de assessor especial da Presidência ou o de secretário de Assuntos Estratégicos do Planalto.

Igor Gadelha e Pedro Teixeira, da CNN, em Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emite alerta de risco de queimadas no Piauí para os próximos dias

Os dados mais recentes do Inpe apontam a presença de mais de 1.400 focos de queimadas no estado. O Instituto...

Pesquisa Quaest aponta que oito em cada dez menções à PEC da Blindagem nas redes são negativas

Proposta devolve ao Congresso a responsabilidade de abrir ou não inquéritos mirando parlamentares Pesquisa do instituto Quaest divulgada neste sábado,...

Piauí enfrenta estiagem severa com 126 municípios em emergência e déficit de 40% nas chuvas

O Piauí vem acumulando um período extenso de estiagem. A falta de chuvas atinge diversos municípios, principalmente aqueles situados...

Pequi, considerado o “ouro do Cerrado”, pode trazer benefícios à saúde dos rins, indicam estudos

Pesquisas recentes mostram que óleo do fruto reduz inflamação e protege tecidos renais em testes com animais No coração do...
spot_img

Vídeo de câmera de segurança auxilia investigações de incêndio no centro de Guadalupe; polícia já tem suspeito

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Um dia após o incêndio que atingiu a vegetação e alcançou parte da...

Wellington Dias critica aprovação da PEC da Blindagem: “A lei deve valer para todos”

Ministro revelou que o tema ainda será debatido internamente no Partido dos Trabalhadores. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social,...
spot_img

Posts Recomendados