Campanha Abril Marrom alerta para diagnóstico precoce contra cegueira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

285 milhões de pessoas em todo o mundo têm a visão prejudicada em algum grau.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados pelo Ministério da Saúde, cerca 285 milhões de pessoas em todo o mundo têm a visão prejudicada em algum grau. Destes casos, a grande maioria poderia ter sido evitada (de 60% a 80% dos casos) ou são fruto de problemas que já dispõem de tratamento médico pré-existente.

Para conscientizar a população da importância do acompanhamento oftalmológico, e alertar para a prevenção a doenças que possam levar à perda total da visão, é que surgiu a campanha “Abril Marrom”, mês de prevenção, combate e reabilitação às diversas espécies de cegueira.

Foto: divulgação

Dados do último Censo Demográfico do IBGE (2010) apontam que 35 milhões de brasileiros apresentavam algum problema ou distúrbio na visão. De acordo com o Dr. César Vilar, campanhas como o “Abril Marrom” dão mais incentivo a busca por atendimento e tratamento a essas enfermidades.

“A deficiência visual traz sérias consequências para a vida e muitas das doenças que levam à cegueira podem ser reversíveis. Por isso, quanto mais cedo diagnosticar o problema, mais aumentam as possibilidades de cura”, afirmou o médico.

Principais Doenças

As principais causas da cegueira estão associadas a problemas que podem ser revertidos, como erros de refração ou catarata, responsável por quase 48% dos casos de cegueira no mundo. Já outras doenças como o glaucoma e a retinopatia diabética não podem ser revertidas, afetando progressivamente a visão, mas tem tratamento eficaz quando descobertas de forma precoce.

– Catarata:
É caracterizada pela opacidade do cristalino, que pode levar à diminuição da visão. É responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

– Glaucoma:
É causado por lesão do nervo óptico, geralmente associada ao aumento da pressão intraocular, levando à perda progressiva do campo visual. Está relacionado ao envelhecimento da população, tendo fator hereditário e geralmente não provocando sintomas, até as fases mais tardias da doença.

– Retinopatia diabética:
Atinge a retina de pacientes diabéticos. Se manifesta por diminuição da visão de forma progressiva ou subitamente, quando o nível de glicose do diabético fica elevado por muito tempo. Tem um agravante que acomete a população na fase produtiva da vida.

– Degeneração macular relacionada à idade (DMRI):
É uma doença que ocorre na parte central da retina (mácula), área do olho responsável pela formação da imagem, e que leva a perda progressiva da visão central, tornando-se mais frequente com o envelhecimento da população.

– Erros de refração:
Miopia – Quando os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe.

Hipermetropia – Quando o olho é menor do que o normal, cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos próximos ao olho.

Astigmatismo – Quando diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formam a imagem em planos diferentes o que ocasiona a distorção.

Presbiopia – Também chamada de “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe.

“As principais causas reversíveis são a catarata e os erros de refração: miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. Já as causas irreversíveis mais comuns são glaucoma e doenças de retina, como retinopatia diabética e degeneração macular. Mas, tanto nos casos reversíveis quanto nos irreversíveis, o diagnóstico precoce é a chave para evitar a deterioração da visão e da qualidade de vida”, explica o médico do Vilar Hospital de Olhos.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados