Veículo fabricado pela Vertical Connect transporta até duas pessoas. Primeiros voos devem ocorrer em 2024.
A startup cearense Vertical Connect, especializada em mobilidade, está desenvolvendo um novo carro voador 100% brasileiro, denominado Genesis X1.
O modelo faz parte do segmento de eVTOLs, isto é, veículos elétricos de pouso e decolagem verticais.
De modo geral, um carro voador deveria ter rodas e conseguir se locomover na superfície, pois isso é o que garante a classificação de “carro”.
Entretanto, o Genesis X1 parece ir na contramão desse aspecto técnico. O veículo tem sido planejado para fazer voos urbanos com duas pessoas (piloto e passageiro) e já foi apresentado recentemente na Labace 2023, que é um dos eventos de aviação mais importantes do Brasil.
O grande diferencial do Genesis X1, conforme a apresentação feita pela Vertical Connect, é o fato de ele ser uma opção acessível e silenciosa.
O modelo oferece, ainda, a possibilidade de pilotagem autônoma, com velocidade máxima de 130 km/h. Ele pode atingir até 1.640 metros de altitude, e sua fuselagem é feita a partir de um composto de fibra de carbono.
Ao todo, o carro voador possui 16 rotores elétricos que funcionam juntos, a partir de um sistema de proteção elétrica bem distribuído, paraquedas balísticos e outros.
Cada carga completa do Genesis-X1 é suficiente para um voo de até 60 minutos. Segundo a empresa, cada recarga também demanda 60 minutos para ser concluída.
Primeiro voo
A expectativa é que o carro voador do Ceará obtenha a homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em breve. O veículo conta com o apoio do governo do estado e também do governo federal.
O segmento de veículos voadores está ganhando destaque no mundo.
A subsidiária da Embraer, Eve Air Mobility, que é especializada em eVTOLs, é um exemplo de como o setor está se desenvolvendo e deve bater de frente com o concorrente do Ceará.
Os planos da Vertical Connect para o Genesis X1 preveem que os primeiros voos ocorram já em 2024. Outros modelos serão anunciados pela startup.
A ideia é criar veículos voadores com finalidades diferentes, como uso no setor agrícola, serviços de emergência hospitalar, circulação em centros urbanos, policiamento e entrega de encomendas ou transporte de cargas.
Por Galtiery Rodrigues – Multiverso Notícias