Cientistas afirmam que teste rápido que detecta coronavírus pela saliva pode ser opção barata e eficaz

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Comprovada a sensibilidade do teste, agora os cientistas pesquisam se as amostras por saliva poderiam ser armazenadas por dias e em temperatura ambiente até serem testadas.

Um grupo de cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale publicou artigo na revista científica MedRxiv apresentando o desenvolvimento de um teste para coronavírus que detecta o vírus pela saliva.

Rápido e de baixo custo, os cientistas afirmam que o teste pela saliva pode resolver o problema de baixa testagem da população em alguns países que enfrentam problemas como falta de profissionais treinados para fazer o exame do tipo RT-PCR (que pode gerar aerossóis e infectar o local), a falta de reagentes químicos e de swaps (espécie de cotonete de haste longa usado para coletar o material da faringe) e o alto custo dos testes convencionais.

No Brasil, há pesquisas em universidades públicas para o desenvolvendo do teste de coronavírus feito pela saliva.

Resultado rápido

Segundo os cientistas de Yale, o teste de saliva desenvolvido por eles, chamado de SalivaDirect, pode ser feito por pessoas com ou sem os sintomas da Covid-19. Outra vantagem é que ele é indolor, não é invasivo, não demora 24 horas para ficar pronto e a saliva pode ser coletada pelo próprio paciente.

Publicado no dia 4, o artigo ainda não foi revisado por pares. No dia 14 de julho, o teste SalivaDirect foi submetido aos órgãos do governo americano pedindo aprovação para uso emergencial.

Como funciona

Apesar de usar um processo de análise molecular parecido com o teste do tipo RT-PCR, o teste por saliva não requer a extração do ácido nucleico das amostras.

“A extração de ácido nucléico é demorada e cara, e tem havido escassez mundial dos suprimentos necessários para fazê-la. Para SalivaDirect, descobrimos como pular esta etapa, tornando-o acessível a mais laboratórios”, explica a nota de divulgação do SalivaDirect.

As amostras são misturadas em uma solução química que é aquecida para liberar o material genético do vírus.

Uma vez que já comprovaram a eficácia e sensibilidade do teste em detectar o vírus, agora os cientistas estudam a possibilidade da amostra de saliva ser armazenada em temperatura ambiente.

“Todas as outras formas de coleta exigem que a amostra seja mantida em uma geladeira ou freezer até o teste, ou colocada em tubos caros contendo reagentes para ajudar a manter a qualidade da amostra para testes posteriores”, explica o texto do artigo. “Estamos testando o quão bem podemos detectar SARS-CoV-2 da saliva mantida em temperatura ambiente por dias ou até semanas”.

Com informações do OitoMeia

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Churrasco do brasileiro’: Preço da picanha cai, mas cerveja fica mais cara em 12 meses

Carnes, frango e linguiça estão mais em conta, mas pão de alho, vinagrete e bebidas se tornaram principais vilões...

Com investimento de R$ 3 milhões, governo do Piauí entrega escola “modelo” em tempo integral

Fundado em 1938, o Ceti Fenelon Castelo Branco foi totalmente reformado e requalificado para se adequar ao padrão Seduc. O...

Campeonato de Jerumenha estreia com vitória dominante do China sobre o Serraria por 4X0

O Campeonato de Futebol de Jerumenha teve seu pontapé inicial ontem, 13 de abril, com um confronto entre as...

Wellington Dias defende Bolsa Família para trabalhadores rurais com carteira assinada

A matéria tramita na Câmara dos Deputados e sofre pressão da bancada ruralista, que tenta acelerar a aprovação do...
spot_img

PL que regula atividade dos motoristas de aplicativos ganha mais tempo na Câmara

Os profissionais seguem acompanhando as discussões no Congresso, que agora terá o texto analisado por outras 3 comissões da...

Mais R$ 1,4 bilhão está ao alcance dos produtores rurais por meio do Plano Safra

O montante disponível para operações de crédito foi anunciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Advogado especialista...
spot_img

Posts Recomendados