Com paralisação de poços, produção de petróleo no Ceará desaba 85%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Redução em 2020 foi causada pela interrupção de quatro campos marítimos explorados pela Petrobras, cuja operação deve ser retomada por empresas privadas. A estatal continua operando dois poços terrestres no Estado.

Com a interrupção temporária da exploração de quatro campos no Ceará, em 26 de março de 2020, a produção de óleo e gás no Estado caiu cerca 85%. Em fevereiro, mês em que o Estado registrou o maior volume do ano passado, foram produzidos uma média de 5,068 mil barris por dia, caindo para 4,347 mil, em março, e recuando para 782 barris por dia, em abril. Em novembro, dado mais recente disponibilizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a média caiu para 721 barris diários.

A forte queda acompanha a execução do plano da Petrobras de se desfazer de campos maduros para priorizar a exploração do pré-sal. Ainda assim, a expectativa é de que até o segundo semestre, conforme empresas privadas assumam os campos maduros do Ceará, a produção se recupere e volte aos patamares registrados no início do ano passado, antes da pandemia.

“Esses desinvestimentos deverão ocorrer em 2021 e novas empresas devem assumir a produção desses campos, pelo menos até o início do segundo semestre. A Petrobras quer se desfazer desses ativos e as empresas privadas estão esperando o momento mais oportuno para fazerem a compra”, diz Bruno Iughetti consultor na área de petróleo e gás.

Desinvestimento

Em 26 de março, a Petrobras interrompeu a operação dos campos marítimos de Atum, Xaréu, Curimã e Espada, que compõem o Polo Ceará, mantendo apenas as operações nos campos terrestres de Icapuí e Fazenda Belém. E, no início de novembro do ano passado, ela anunciou o início do processo de venda da totalidade de sua participação de seus campos em água rasa do Polo Ceará.

“Os campos localizados no Ceará já estão maduros e não são mais atrativos para a Petrobras, mas são interessantes para a iniciativa privada”, diz Iughetti. “O que se espera é que quando tivermos a retomada da operação desses poços, a gente possa recuperar a produção de cerca de 7 mil barris por dia ou até ampliando essa produção, por meio de novos investimentos privados”.

O Polo Ceará, em operação desde a década de 1980, fica a uma distância de 30 km da costa do Estado, em lâmina d’água entre 30 e 50 metros. A produção média em 2019 foi de 4,2 mil barris por dia. “São poços maduros que necessitam de muito investimento para manter a produção. Devido ao pouco volume, esses poços não fazem mais sentido para a Petrobras, mas podem ser rentáveis para companhias de menor porte”, diz Iughetti.

Mesmo com a interrupção das operações, hoje, a Petrobras é a operadora desses campos com 100% de participação sobre os direitos de exploração e produção dos contratos de concessão.

Brasil

Ao longo de 2020, a produção nacional de petróleo também apresentou queda. Segundo a ANP, em novembro, a produção de petróleo no Brasil foi de aproximadamente 2,7 milhões de barris por dia, referentes a 271 áreas produtoras. Em dezembro, a estatal perdeu o patamar dos 2 milhões de barris de petróleo, registrando 1,980 milhão de barris diários, queda de 14,6% em relação à produção de janeiro de 2020 (2,319 milhões de barris diários).

Já a produção de gás natural fechou 2020 com uma média 89,9 milhões de metros cúbicos por dia. Assim, a participação da empresa na produção total caiu para 72,3%, contra o pico de 75,3%, de julho.

Com informações do Diário do Nordeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Servidores da Prefeitura de Guadalupe participam do Curso sobre Licitações e Contratos promovidos pela APPM

A prefeita Neidinha Lima investe na atualização e formação de seus colaboradores, principalmente no que se refere às novas...

Qual o ovo mais saudável? Caipira, branco, orgânico ou de galinhas livres

Alimento garante saciedade, ajuda na formação dos músculos, protege os olhos e ainda favorece o funcionamento cerebral Rico em proteínas...

Piauí recebe primeiras doses da vacina contra a dengue; veja cidades

21 mil doses para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão divididas entre 31 cidades do Território...

Com cerca de 98% da capacidade do Lago de Boa Esperança já ocupada, a Chesf aumenta novamente a vazão em Guadalupe

Atualmente, o Reservatório de Boa Esperança encontra-se com 97,69% de seu volume útil. Com as recentes chuvas na Bacia do...
spot_img

Reajuste do transporte intermunicipal deve ser suspenso no Piauí

Medida foi uma das resoluções aprovadas durante a audiência pública na Alepi. A segunda parcela do reajuste na tarifa do...

Rafael Fonteles sanciona Lei de incentivo à doação e transplante de órgãos no Piauí

A medida do Executivo Estadual promove a discussão, o esclarecimento científico e a desmistificação do tema no estado. Foi sansionada...
spot_img

Posts Recomendados