Defensoria Pública do Piauí deve ser comunicada de bebês sem identificação de paternidade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A nova lei é de autoria do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT).

O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8.149/2023, que obriga a comunicação de nascimento sem identificação de paternidade à Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI).

De acordo com a lei, os oficiais de registro civil das pessoas naturais do Estado do Piauí ficam obrigados a remeter, trimestralmente, à Defensoria Pública, a relação por escrito dos registros de nascimento, lavrados em seus cartórios, em que não conste a identificação de paternidade.

No período de 1° de janeiro de 2016 a 28 de junho de 2023, foram contabilizados, no Piauí 260.795, nascimentos, dos quais 16.801 não tiveram a identificação de paternidade. Em Teresina, no mesmo período, foram registrados 68.483 nascimentos e em 3.679 não havia a indicação do vínculo paterno.

“Além de questões relacionadas ao machismo estrutural e à presença tardia dos pais na vida dos filhos, sabemos que a falta de acesso à justiça impede o conhecimento de informações básicas relacionadas ao registro parental que contribuem para os números alarmantes acima apontados” afirma o deputado Franzé Silva.

A defensora pública geral do Estado, Carla Yáscar, destacou a importância do reconhecimento da paternidade.

“É um direito personalíssimo, e a lei vem para potencializar esse trabalho que a Defensoria Pública já desenvolve, ou seja, o de assegurar a assistência jurídica para que as mães e as crianças busquem o reconhecimento da paternidade” ressalta a defensora mencionando o projeto Meu Pai Tem Nome, que realiza mutirões de reconhecimento e investigação de paternidade.

“O vínculo paterno é extremamente importante para dar a essas crianças referências e assegurar direitos como, por exemplo, a manutenção da criança, o pagamento de pensão alimentícia quando os pais são separados, os direitos sucessórios das crianças e também a sua própria identidade. São direitos importantes de se ver assegurados”, pontua Yáscar.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Homens de 21 e 24 anos foram executados com tiros próximo ao Rodoanel de Teresina

O delegado Genival Vilela, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, informou que ainda não foi...

Ciro Gomes dá tapa em homem que lhe chamou de bandido; veja o vídeo

Episódio ocorreu em evento realizado pela Prefeitura de Fortaleza; Ciro ainda não se pronunciou sobre o assunto O ex-candidato à Presidência...

Crescimento de Antônio Reis em Floriano preocupa Karnak, que intensificará apoio a Marcus Vinícius

Por Gleison Fernandes O atual prefeito de Floriano, Antônio Reis (PP), que assumiu o cargo com a desistência de Joel...

Novenário em honra a Nossa Senhora de Guadalupe tem início com procissão e missa lotada de fiéis

A programação se estenderá até o dia 12 de dezembro, prometendo momentos de reflexão, devoção e confraternização para todos...
spot_img

Lula chega a Berlim para ‘reforçar parceria estratégica em diversos setores’ com Alemanha

Chegada em Berlim ocorre para reunião entre o governo alemão e brasileiro, que visa reforçar parceria e cooperação O presidente...

Palmeiras vence e coloca mão na taça do Campeonato Brasileiro

Flamengo e Atlético-MG permanecem vivos na luta pelo título O Palmeiras derrotou o Fluminense por 1 a 0, neste domingo...
spot_img

Posts Recomendados