Em Água Branca eleição foi decidida por 8 votos e vai parar na justiça

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coligação aponta irregularidade em seção eleitoral que foi decisiva para vitória de adversário por apenas oito votos de maioria. O placar ficou 6.104 votos para Júnior Ribeiro e 6.096 votos para Margareth do Zito.

A candidata Margareth do Zito (Republicanos), que perdeu a eleição para prefeita de Água Branca por apenas oito votos, recorreu à Justiça nesta terça-feira (17).

Margareth do Zito e Ivon

Ela pede a impugnação de uma seção do município com base em uma certidão da própria Justiça Eleitoral. A seção com a suposta irregularidade é justamente a que garantiu a virada do candidato Júnior Ribeiro (PSD). Margareth também solicita a realização de uma auditoria na urna da seção.

A coligação dela se vale de uma certidão emitida pela 52ª Zona Eleitoral, que abrange Água Branca. O documento atesta que as vias obrigatórias do boletim de urna da seção 108 não constam dentre os materiais obrigatórios enviados pelo presidente da seção à Junta Apuradora dos votos no domingo (15). Conforme o documento, também não foram enviados os mapas e boletins, cuja apresentação é considerada indispensável para a validade dos votos da seção.

Certidão emitida pela Justiça Eleitoral aponta pendências na seção de nº 108 em Água Branca.

Margarete aponta que o Código Eleitoral estipula como obrigatória a expedição do boletim contendo o resultado da respectiva seção, no qual são consignados o número de votantes, a votação individual de cada candidato, os votos de legenda partidária, os votos nulos e os brancos. Na ação, ela cita o artigo 313 do Código Eleitoral, que prevê punição para o caso da não expedição dos boletins, e o artigo 221, que prevê anulação da votação.

Ainda conforme a certidão em que Margareth se baseia, também não foram apresentados os boletins de identificação dos mesários que atuaram na seção, o que também é obrigatório. Os boletins de justificativa de voto também não foram enviados para a Zona Eleitoral.

Boletins de urna da seção nº 108 não foram enviados para a Justiça Eleitoral.

Diante dos fatos, Margareth do Zito quer que seja determinada auditoria na urna da seção 108, através de perícia que verifique a existência de irregularidades. Ela também pede a recontagem dos votos da urna através do Registro Digital do Voto (RDV), bem como a comparação do resultado do RDV com o resultado divulgado pela Justiça Eleitoral.

Por fim, a candidata pede que sejam anulados os votos da seção nº 108, com a consequente recontagem dos votos gerais do município. Com o pedido de Margarete, a Polícia Federal poderá ser acionada para saber porque não existem os boletins de urna da seção ou qual paradeiro eles tomaram para que não tenham sido recebidos pela Justiça Eleitoral.

O resultado da eleição no município de Água Branca foi o mais apertado do Piauí. Margarete vencia a disputa eleitoral até o fim da apuração e simpatizantes até comemoravam a vitória, mas Júnior Ribeiro, candidato apoiado pelo atual prefeito Jonas Moura (PSD), virou o jogo na última urna. O placar ficou 6.104 votos para Júnior e 6.096 votos para Margareth.

Política Dinâmica/Portal Cidade Luz

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles anuncia a construção de Lar da Criança em Parnaíba, Picos e Floriano

Anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) em solenidade que comemorou um ano de ações do Pacto pelas Crianças...

Programa de Incentivo à Atividade Física beneficia mais de 150 pessoas na zona rural de Floriano

O programa oferece educadores físicos e kits para exercício de alta qualidade O Programa de Incentivo à Atividade Física está...

Brasil ganha destaque no mundo com políticas públicas de combate à fome e à pobreza

Iniciativas nacionais e internacionais são debatidas no âmbito da construção da Aliança Global contra a Fome. O Brasil se destaca...

Prefeitura de Guadalupe fará programação alusiva ao Dia do Trabalhador no balneário no dia 05 de maio

Diversas modalidades e categorias com prêmios em dinheiro serão oferecidas. A prefeita Neidinha Lima anunciou que a programação em homenagem...
spot_img

Prefeitura de Marcos Parente amplia acesso à Educação Infantil ao atender crianças de dois anos na rede municipal

Segundo Pedrina Messias, as aulas para essa faixa etária tiveram início no dia 17 de abril, oferecendo assim mais...

Filhas e genro de prefeita de Tamboril do Piauí são aprovados em 1º lugar em concurso do município

Ministério Público está apurando a situação do concurso público realizado no município. O Ministério Público está apurando a situação do...
spot_img

Posts Recomendados