Empresa descobre indícios de petróleo na Bacia do rio Parnaíba

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os estudos na região estão sendo feitos pela empresa Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil.

A informação de que a Eneva teria descoberto indícios de petróleo foi divulgada pelo site Brazil Journal. Segundo a publicação, duas fontes confirmaram a informação. A empresa, que não tem obrigação de divulgar a descoberta, estaria realizando testes para medir a viabilidade comercial e só depois comunicar ao mercado. As ações da empresa na Bolsa de Valores chegaram a subir 4% com a notícia.

Local de prospecção

“A descoberta de petróleo, mesmo que em pequena quantidade, eu acho que é um alento. Isso permite um estágio novo. Já temos petróleo no litoral e agora no território. É um fator importante para a economia e para a geração de emprego e renda e vamos tratar com toda prioridade”, disse o governador, revelando que estudos da Agência Nacional de Petróleo (ANP) já sinalizavam para a possibilidade de gás e petróleo.

“Os estudos da Agência Nacional de Petróleo apontavam para a possibilidade de gás e petróleo. É claro que já tem sinalizada como ponto alto a parte do gás, porém, com grandes possibilidades na área de petróleo”, ressaltou.

Na semana passada, o governador Wellington Dias se reuniu com o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Décio Oddone, para discutir a viabilidade de inclusão dos blocos de extração de gás e petróleo no Piauí na Regra de Lei Permanente. Por essa norma, investidores que tenham interesse investir no estado deverão passar por análise de Comitê Técnico.

A Eneva opera mais de 38 mil km² de área na Bacia do Parnaíba, área equivalente ao tamanho do Rio de Janeiro. No último dia 10 de setembro, a empresa arrematou todos os 6 blocos que disputou no primeiro ciclo da rodada da Oferta Permanente, realizada pela ANP. A companhia adquiriu 100% de participação nos blocos PN-T-47, PN-T-48A, PN-T-66, PN-T-67A, PN-T68, PN-T-102A, na Bacia do Parnaíba.

Complexo Parnaíba. Foto: Eneva

“Esses lotes pegam parte do Piauí e do Maranhão. A próxima etapa é a autorização para estudos de viabilidade. Esses estudos é que vão dizer em quais municípios temos de fato, a prospecção de gás e petróleo”, disse o secretário de Mineração, Petróleo e energias renováveis, Howzembergson de Brito Lima, em entrevista à TV Cidade Verde.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=319&v=X6qLQLb96ko

Hérlon Moraes
[email protected]

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em Picos, PRF apreende caminhão com carga de cocaína avaliada em mais de R$ 133 milhões

O veículo havia saído do Estado do Mato Grosso. Neste domingo (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior...

Caminhões de Mamografia vão realizar mais de 44 mil exames em 2024 no Piauí

Os primeiros municípios a receberem o serviço na primeira quinzena de maio são: Cristalândia, Sebastião Barros e Santo Antônio...

No Rio Grande do Sul, número de mortes após enchentes sobem para 83

São investigadas outras 4 mortes, segundo a Defesa Civil. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Ao...

Saúde instala Centro de Operação de Emergência para enfrentar as chuvas intensas na região Sul

O objetivo do centro de operações emergenciais é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas na...
spot_img

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

O comércio estima que as vendas com a data devem superar os R$ 13 bilhões. Com a proximidade do Dia...

Cidades do Rio Grande do Sul continuam isoladas após dias de chuvas devastadoras

As fortes tempestades registradas inviabilizaram rodovias e trechos que conectam municípios; falta de comunicação dificulta ajuda Pelo quinto dia após...
spot_img

Posts Recomendados