Entenda quais as regiões envolvidas na guerra no Oriente Médio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ataques do Hamas e respostas de Israel já fizeram milhares de mortos

Os olhos do mundo estão direcionados para a região de Israel e da Palestina, onde ocorre o conflito atual no Oriente Médio. As informações que chegam ao Brasil apontam para cenários que estão a mais de 10 mil km de Brasília. 

Os ataques do grupo Hamas contra Israel, no último sábado (7), e, depois, a contraofensiva que atingiu os palestinos, fizeram a violência escalar um novo patamar. Os episódios acontecem em uma região historicamente conflagrada entre territórios vizinhos.

Foto: Mohammed Salem

Para entender o cenário geográfico, é necessário identificar que são considerados territórios palestinos a Cisjordânia (com mais de três milhões de pessoas em cerca de 5,9 mil quilômetros quadrados, tamanho equivalente ao do Distrito Federal, no Brasil) e Gaza (de 365 km2 e mais de dois milhões de pessoas, com maioria de refugiados). 

A Cisjordânia fica entre Jerusalém (a 40 quilômetros de distância) e a Jordânia (a capital Amã está a 104 km). Já Gaza é um território de 41 km de comprimento e entre 6 e 12 km de largura, com uma densidade populacional de nove mil pessoas por quilômetro quadrado. Gaza tem uma fronteira de 51 km com Israel, sete quilômetros com o Egito e 40 quilômetros de costa no Mar Mediterrâneo.

Mapa
Arte: Agência Brasil

Israel tem 9,3 milhões de pessoas e é também banhado pelo Mediterrâneo. A capital, Jerusalém, tem 857 mil habitantes e é a cidade mais populosa do país. Tel Aviv, que fica a 66 km de distância e é considerada o centro financeiro, tem população de 457 mil pessoas.

Segundo as agências internacionais, o grupo palestino Hamas disparou, a partir de Gaza, foguetes que causaram destruição em cidades israelenses ao norte de Jerusalém como Rehovot, Tel Aviv e Gedera e, ao sul, como Ashkelon. Mais de mil pessoas morreram. Entre as vítimas, pelo menos 260 eram participantes do festival Universo Paralello, uma rave a cerca de 20 km de Gaza. 

Israel, por sua vez, indicou ter matado 1,5 mil integrantes do Hamas em pelo menos oito diferentes pontos. As forças israelenses teriam atacado inclusive região portuária em Gaza. 

Por Luiz Claudio Ferreira – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Start-up de Whindersson Nunes inaugura laboratório de robótica em Bom Jesus, Sul do Piauí

Iniciativa faz parte do projeto Expande em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí e vai atender crianças...

Prefeita de Guadalupe confirma Festa de Réveillon no Balneário Belém Brasília

Neidinha assegurou que nos próximos dias serão revelados todos os detalhes. A prefeita de Guadalupe, Neidinha Lima, anunciou a realização...

Prefeitura de Floriano entrega prêmios da Campanha IPTU Premiado

Os prêmios foram entregues pelo prefeito, Antônio Reis, e pelo secretário de Finanças, Lauro Cronemberger, e equipe, aos contemplados...

Ministério da Saúde antecipa nova dose da bivalente para idosos contra Covid-19

Receberão também imunizante os imunocomprometidos Diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da covid-19 no país, o Ministério...
spot_img

Petrobras reduz preço do diesel às distribuidoras amanhã

No ano, combustível teve redução de 15,8% A Petrobras vai reduzir em R$ 0,27 por litro o preço médio de...

Governo do Piauí vai investir R$ 1,53 bilhão para melhoria da infraestrutura de todas as escolas estaduais

O anuncio foi feito durante a inauguração da reforma do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Júlia Nunes Alves. O...
spot_img

Posts Recomendados