Juiz determina investigação por suspeita de fraude no sistema de processos do TJPI para liberar veículos apreendidos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A suspeita a ser investigada é de que alguém ou alguma organização criminosa esteja utilizando o acesso indevido através das contas dos funcionários para vender o “serviço” de obtenção de sentenças fraudulentas.

O juiz titular da 6ª Vara Cível da Comarca de Teresina, Édison Rogério Leitão Rodrigues, determinou, na terça-feira (4), abertura de inquérito e investigação interna no Tribunal de Justiça do Piauí sobre o vazamento de senhas para acesso ao sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe). As senhas eram usadas para criar minutas de sentenças falsas para a liberação de veículos.

Tribunal de Justiça do Piauí, em Teresina — Foto: Ilanna Serena/g1

Segundo a apuração interna, alguém teria se utilizado dos perfis de acesso de alguns funcionários do Tribunal para criar minutas de sentença para conseguir a devolução dos bens apreendidos e a condenação da parte autora dos processos, para que fossem obrigados a pagar os honorários dos advogados dos réus.

Ainda segundo o juiz, a suspeita é de que alguém ou alguma organização criminosa esteja utilizando o acesso indevido através das contas dos funcionários para vender o “serviço” de obtenção de sentenças fraudulentas.

“Pelo contexto em que tudo ocorreu, é seguro dizer que a motivação para essas invasões é financeira, de modo que certamente alguém ou algum grupo organizado está explorando essas falhas de segurança e oferecendo tais “serviços” escusos aos eventuais interessados”, escreveu o juiz no ofício.

TJ e SSP

A assessoria do Tribunal de Justiça informou que “foi devidamente comunicado do ocorrido pelo magistrado da unidade e está adotando as providências internas para a apuração dos fatos”.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí informou que tomou conhecimento dos fatos e está adotando as providências cabíveis.

Invasão de contas de funcionários

Conforme o ofício do magistrado, a situação foi percebida depois que uma estagiária notou movimentação em seu nome no sistema do PJe, com a elaboração de uma minuta de sentença. Depois disso, outros casos semelhantes aconteceram.

Dias depois, outros servidores perceberam movimentações semelhantes. Em um dos casos, a estagiária chegou a fazer mudança de senha no sistema e, pouco tempo depois, uma nova inclusão de documento foi feita por meio do seu acesso.

O magistrado destacou no ofício que as movimentações se concentraram acerca de processos específicos. Em um deles, um advogado usou um dos documentos, inseridos de forma fraudulenta no sistema, para pedir a liberação de um caminhão apreendido após ordem judicial.

Diante da situação, o juiz solicitou a abertura de inquérito e investigação no setor de tecnologia e na Corregedoria do TJ.

“(…) o ocorrido (…) sem sombra de dúvidas se amolda aos tipos penais previstos nos arts. 154-A (Invasão de dispositivo informático) e 299 (Falsidade ideológica) do Código Penal, solicito, com fulcro no art. 5, II, do Código de Processo Penal, a abertura de inquérito para que se apure devidamente os fatos relatados, especialmente os endereços de IP, a localização física de onde essas minutas foram lançadas e, principalmente, os respectivos culpados”, declarou no pedido.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí cresce na exploração de eucalipto e produz R$ 47 milhões

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Piauí tem se destacado na exploração de...

Sesapi prorroga campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal

A ação para imunização de aproximadamente 808 cães e gatos, que terminaria neste domingo (29), será mantida nos municípios...

Líder supremo do Irã, que apoia o grupo extremista, diz que Israel ‘vai se arrepender’

Ali Khamenei disse que é obrigação de todo muçulmano apoiar o povo do Líbano e o Hezbollah "com quaisquer...

Wellington Dias cria grupo para fiscalizar uso do cartão Bolsa Família com apostas online (BETS)

Equipe técnica junto com a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único do MDS buscam desenvolver...
spot_img

MDS e Correios discutem parceria para fortalecer o combate à fome

Ações conjuntas seriam no âmbito do Plano Brasil Sem Fome e aproveitariam a capilaridade da empresa estatal Em reunião realizada...

Supremo rejeita recursos para garantir revisão da vida toda do INSS

Placar foi de sete votos a quatro pela rejeição O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou dois recursos contra a decisão...
spot_img

Posts Recomendados