Justiça confirma direito ao saque do FGTS para pais de Autistas de Nível 3 em todo o Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com essa decisão, a permissão para o resgate dos valores do FGTS por trabalhadores responsáveis por indivíduos com autismo de nível 3 torna-se definitiva e extensiva a todo o território nacional.

A Justiça ratificou uma Ação Civil Pública (ACP) conduzida pela Defensoria Pública da União (DPU), garantindo o direito aos pais de pessoas autistas de nível 3 de suporte para sacarem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, responsável pelos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, rejeitou os recursos da Caixa Econômica Federal, consolidando a sentença em favor dos requerentes.

Com essa decisão, a permissão para o resgate dos valores do FGTS por trabalhadores responsáveis por indivíduos com autismo de nível 3 torna-se definitiva e extensiva a todo o território nacional.

Em caso de não cumprimento por parte da Caixa, os afetados são orientados a buscar assistência judicial através de advogados ou da Defensoria Pública da União.

Divulgação

Contexto e Importância da Decisão

A ação coletiva movida pela DPU teve início em maio de 2022, motivada pela busca de familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo acesso aos recursos do FGTS, conforme previsto pelo artigo 20 da Lei nº 8.036/1990, que autoriza saques em situações de condições graves.

A decisão favorável à DPU em primeira instância, concedida em outubro do mesmo ano pelo juiz federal Fabio Tenenblat, destacou que a autorização se limita aos casos de autismo de nível 3, ressaltando que outros casos menos graves poderiam ser contemplados através de ações judiciais individuais.

A iniciativa coletiva da DPU teve como propósito agilizar os procedimentos legais, evitando a apresentação de novas demandas individuais com a mesma pretensão, além de facilitar o acesso à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade, conforme atribuições institucionais da Defensoria Pública.

O autismo é uma condição reconhecida pela Lei nº 12.764/2012, que estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros sejam afetados pelo transtorno atualmente.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sul do Piauí receberá dois novos Procons em 2026; entenda o funcionamento

Iniciativa vai beneficiar cerca de 70 mil habitantes, facilitando o acesso a serviços de proteção e defesa do consumidor...

Vereador diz que processo no TCE-PI é político e justifica contratações feitas na implantação do posto de Identificação em Marcos Parente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O ex-presidente da Câmara Municipal de Marcos Parente, vereador Edmundo Pereira de Oliveira,...

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...
spot_img

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...

Membros do governo Lula avaliam que anúncio de Flávio Bolsonaro é estratégia para 2030

Ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu o filho para ser candidato a presidente em 2026 Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio...
spot_img

Posts Recomendados