Wellington Dias convida países da ONU a participarem da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Incentivo pela união de esforços foi feito durante a 62ª Sessão da Comissão de Desenvolvimento Social das Nações Unidas. Mecanismo proposto pelo Brasil na presidência do G20 visa alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, convidou representantes dos países-membros da Comissão de Desenvolvimento Social das Nações Unidas para unir esforços na construção pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O incentivo foi feito por vídeo, nesta terça-feira (06.02), durante a 62ª Sessão da Comissão, que ocorre em Nova Iorque até 14 de fevereiro.

Foto: MDS

“Não queremos criar um novo foro internacional para debater o que precisa ser feito”, afirmou o ministro. “A aliança será um mecanismo prático para angariar recursos financeiros e conhecimento onde são mais abundantes e canalizá-los para onde são mais necessários, apoiando a implementação e ampliação da escala de ações, políticas e programas no nível nacional. Não será possível fazer isso sem o apoio das Nações Unidas”, completou.

A ideia de formar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, aberta a todo país e organização que queira participar, é uma iniciativa do presidente Lula, que começou a ser trabalhada quando o Brasil assumiu a chefia do G20, grupo que reúne as maiores economias do planeta. “Se alcançarmos o objetivo, a Aliança não será a única, mas  a principal contribuição da presidência brasileira do G20 para o combate à fome, pobreza e desigualdade”, disse.

O ministro pontuou ainda que, para o Brasil, o “processo do G20 precisa fortalecer as Nações Unidas e o multilateralismo”.  O intuito, segundo ele, é  evitar a duplicação de esforços e posicionar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza como um mecanismo que dará o impulso político necessário para mobilizar os fundos e mecanismos existentes  em torno de dois princípios: o foco nos mais pobres e vulneráveis e a implementação consistente de políticas nacionais.

Comissão de Desenvolvimento Social das Nações Unidas

Nesta terça-feira (6), a Comissão reuniu ministros e altos funcionários dos Estados-Membros para abordar a coerência das políticas públicas ligadas ao desenvolvimento social. Os painelistas fizeram apresentações  em torno de atividades recentes, lições aprendidas e recomendações de políticas, sobre tópicos que vão desde a integração de questões sociais em panoramas mais amplos de desenvolvimento até o aumento do impacto da formulação de políticas e da coordenação para acelerar a implementação da Agenda 2030.

A Comissão de Desenvolvimento Social convocou sua 62ª Sessão sob o tema prioritário: “Promover o desenvolvimento social e a justiça social por meio de políticas sociais para acelerar o progresso na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e alcançar o objetivo geral de erradicação da pobreza”.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Escola municipal de Floriano programa atividade de ciclismo “1º Pedal Escola-Família” com pais e alunos

O pedal é uma sequência de uma atividade desportiva realizada em 2023 pela escola e que teve uma grande...

Mulher suspeita de produzir e divulgar conteúdo sexual da própria filha de quatro anos é presa no Sul do Piauí

Segundo o delegado titular de Baixa Grande do Ribeiro, Marcos Halan, a presa alega que foi ameaçada e obrigada...

Usina de Boa Esperança em Guadalupe opera normalmente com 58,90% de armazenamento, afirma Chesf

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou na sexta-feira (23), que a...

Carro-Pipa é a principal fonte de abastecimento de água para 102 mil piauienses

Mesmo que o uso do carro-pipa não seja indicado, essa é a principal fonte de abastecimento para muitos nordestinos. O...
spot_img

Edital do concurso da Polícia Penal do Piauí com 200 vagas está previsto para próxima semana

O secretário estadual de Justiça do Piauí (Sejus), Carlos Augusto, anunciou para a próxima sexta-feira,1º de março, o lançamento...

Ministério Público de Alagoas investiga show do Léo Santana em Alagoas por alto custo

O MP de Alagoas entrou com uma ação para investigar um show de Léo Santana programado para o próximo...
spot_img

Posts Recomendados