Multa por bebidas adulteradas poderá chegar a R$ 23,7 milhões no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

fornecedores devem comunicar ao órgão estadual competente, em até 12 horas, suspeita de adulteração ou reclamação de intoxicação.

A multa por bebidas adulteradas poderá chegar a R$ 23,7 milhões no Piauí, é o que diz o projeto de lei que começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Piauí, nesta segunda-feira (13), para combater a falsificação e adulteração. Além da multa, os comerciantes terão o nome incluso no cadastro de infratores por até 10 anos e interdição do estabelecimento.

Foto: Moises Stuker

O projeto de autoria da deputada estadual Gracinha Mão Santa incluem a penalidade de multa baseada na Unidade Fiscal de Referência do Estado do Piauí (UFR-PI) variando de 500 (quinhentas) a 5.000.000 (cinco milhões) de Unidade Fiscal de Referência do Estado do Piauí. Em caso de reincidência, no prazo de cinco anos, a multa mínima será aplicada em dobro. Entre outras ações, a proposta da deputada estabelece que fornecedores devem comunicar ao órgão estadual competente, no prazo de 12 horas, suspeita de adulteração ou reclamação de intoxicação relacionada ao consumo de bebida.

Os fornecedores, pela proposição, são obrigados a manter registros cadastrais e documentais das bebidas comercializadas, conservar as notas fiscais por no mínimo 10 anos, não fracionar, reembalar ou alterar os recipientes originais e comunicar ao órgão estadual competente, no prazo de até 12 horas, suspeita de adulteração ou reclamação de intoxicação.

“O Estado deve atacar o início e o meio da cadeia produtiva, impondo responsabilidades aos produtores, distribuidores e comerciantes de bebidas falsificadas. Temos consciência que quem vende esses produtos conhecem ou deveriam conhecer a falsificação, principalmente, porque devem comprar por valores abaixo dos verdadeiros”, afirmou Gracinha Mão Santa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Guadalupe facilita acesso ao ENEM e disponibiliza transporte gratuito nos dias 9 e 16 de novembro

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai oferecer transporte gratuito para os...

Piauí tem nova lei contra golpes e crimes na internet

O Poder Executivo pode firmar parcerias e convênios com entidades públicas e privadas para apoiar ações de combate a...

Seduc abre inscrições para testes seletivos em 17 escolas de tempo integral para 2026

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 15 de novembro de 2025. A Secretaria da Educação do Piauí...

União consensual supera casamento civil e religioso no Piauí, segundo IBGE

Pela primeira vez, as uniões consensuais superaram os casamentos formais no Piauí. É o que revelam os dados do...
spot_img

Rafael Fonteles envia à Alepi proposta para criação da Secretaria do Saneamento Básico do Piauí

O Governo do Piauí encaminhou à Assembleia Legislativa (Alepi) um aditivo ao Projeto de Lei nº 82/2025, originalmente voltado...

Recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe começa a ser julgado hoje; veja como funciona

Ministros da Primeira Turma do STF analisam os chamados “embargos de declaração” em plenário virtual a partir das 11h A...
spot_img

Posts Recomendados