NacionalNão votei nas últimas eleições. Posso votar em 2020?

Não votei nas últimas eleições. Posso votar em 2020?

-

spot_img

Se você não participou das últimas eleições, seja a federal, em 2018, ou a municipal, de 2016, deve estar se perguntando se poderá votar no próximo dia 15 de novembro, quando os brasileiros escolherão prefeitos e vereadores de suas cidades.

Imagem – Reprodução

A resposta é: depende.

Se você não votou, mas justificou a ausência em até 60 dias após a data do pleito, seu título está regularizado, e você pode participar das eleições municipais.

Se não justificou, o prazo para regularizar o título de eleitor, a tempo para exercer seu direito ao voto neste ano, era até 6 de maio de 2020. O TSE disponibilizou um site para atender os eleitores de forma remota, a fim de evitar aglomerações nos cartórios eleitorais.

Se você fez sua solicitação até essa data, pode consultar no site do Tribunal Regional Eleitoral (Tribunal Regional Eleitoral) do seu estado se o seu requerimento foi analisado.

Caso esteja em dúvida, você pode consultar a situação do seu título eleitoral no site do TSE. Na página principal, há um bloco de serviços ao eleitor, no qual você pode clicar em ‘Situação Eleitoral’, preencher com o número do seu documento ou nome completo e data de nascimento e consultar se o seu registro está regularizado.

Não cadastrei biometria, posso votar?

Depende da situação no seu estado. Em julho, o TSE determinou que não haverá uso de biometria nestas eleições por causa da pandemia do novo coronavírus.

Antes, o tribunal já havia decidido que os eleitores que não pudessem comparecer ao cadastro biométrico por causa da pandemia seriam anistiados e poderiam votar normalmente. De acordo com o TSE, a decisão afeta cerca de 2,5 milhões de eleitores em 17 estados (AC, AM, BA, CE, ES, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RS, SC, SP e RO).

A isenção valerá somente para as eleições municipais deste ano. Essas pessoas deverão fazer o cadastro assim que possível.

A suspensão continua valendo para aqueles que já estavam com o título irregular anteriormente — se você não regularizou até maio, não poderá comparecer às urnas em novembro.

Título de eleitor cancelado

O eleitor que não votou nem justificou a ausência nas últimas três eleições pode ter o título cancelado.

A situação irregular traz uma série de impedimentos. Por exemplo, você não pode:

– tirar ou renovar seu passaporte nem carteira de identidade;

– receber salário proveniente de função ou emprego público;

– participar de concursos públicos;

– obter empréstimos nas caixas econômicas federais e outros estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo;

– renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros.

Como regularizar o título?

A regularização não vale mais para você votar neste ano de 2020, mas, para as próximas eleições, o primeiro passo é quitar a multa no valor de R$ 3,51 por turno de votação a que tenha faltado. É possível emitir o boleto online no site do TSE.

Depois, é necessário ir a um cartório eleitoral e apresentar um documento de identidade e um comprovante de residência para solicitar a regularização.

Anna Satie, da CNN, em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Enem 2021 só deverá ser realizado em janeiro do ano que vem

A prova relativa a 2020 foi adiada em função da pandemia e realizada só em janeiro de 2021, com...

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória; veja calendário

Caso o beneficiário não faça a comprovação de vida, o benefício pode ser suspenso ou bloqueado. O Instituto Nacional do...

‘Nada vai intimidar a CPI’, diz Renan Calheiros à CNN

Relator diz que governo tenta intimidar os trabalhos da comissão e 'não tem sequer uma linha de defesa'. Em entrevista...

YouTube pagará a criadores de conteúdo para usarem rival do TikTok

A empresa tem um orçamento de aproximadamente 540 milhões de reais. O sucesso do TikTok a nível mundial fez com...
spot_imgspot_img

AGU pede ao Supremo que garanta direito de Pazuello de ficar calado em depoimento à CPI

Depoimento já precisou ser adiado porque Eduardo Pazuello disse ter tido contato com pessoas com Covid. AGU também quer...

Painel da OMS: Pandemia “poderia ter sido evitada” se mundo tivesse agido antes

Painel independente nomeado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) conclui que emergência da Covid-19 deveria ter sido declarada mais...
spot_img

Posts Recomendados