No Piauí, 200 mil inseminações artificiais auxiliarão produtores

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Serão investidos R$ 20 milhões na primeira fase do programa, com projetos e ações estratégicas para o melhoramento genético dos rebanhos.

Pelo menos 200 mil inseminações artificiais serão ofertadas para pequenos produtores do Piauí até o próximo ano, sendo que o melhoramento genético de rebanhos será iniciado no próximo mês de dezembro. Foi o que informou neste sábado (21), o secretário Fábio Abreu, da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).

O Programa Piauí + Genética, que tem investimento garantido de R$ 20 milhões para a primeira fase, engloba projetos e ações estratégicas para o desenvolvimento de técnicas de manejo e melhoramento genético dos rebanhos de bovino, caprinos e ovinos, com o uso da biotecnologia de inseminação artificial e da utilização de reprodutores melhoradores.

Fábio Abreu informou que o Programa Piauí + Genética foca nos pequenos produtores e pequenos pecuaristas que vão receber a distribuição de sêmen, para fazer a inseminação artificial. “Vamos começar com 40 mil inseminações, em média de 200 reprodutores. Nós vamos priorizar a inseminação nos bovinos e a reprodução, o fornecimento de reprodutor nos caprinos e nos ovinos e também nos suínos”, pontua o gestor.

Ele destacou que o procedimento de inseminação iniciará a partir do mês de dezembro, muito provavelmente na Expoapi. O pequeno produtor após se cadastrar e apresentar seus animais será orientado sobre qual procedimento deve utilizar. O produtor vai receber da Sada o reprodutor de caprinos e ovinos, de origem pura, com certificado. Esse reprodutor vai passar em média um ano fazendo a cobertura do plantel de fêmeas. Os sêmens adquiridos também são de centrais de referência no Brasil, os melhores sêmens vão ser ofertados para os pequenos produtores.

“Essa é uma revolução que vamos fazer, inicialmente, no norte do estado. Vamos ter dois focos para a questão dos bovinos: aqueles que têm tendência para o desenvolvimento da produção leiteira receberão sêmens para animais de qualidade com a reprodução leiteira; os que forem para corte vão ser sêmens de nelore, de qualidade também”, frisa o secretário.

Fabio Abreu ressaltou, que estão sendo priorizados produtores que ainda não têm a cultura da inseminação artificial. “A partir do próximo ano, a gente quer chegar a 200 mil inseminações ofertadas gratuitamente para os pequenos produtores”, enfatiza.

Segundo Fábio Abreu, os produtores vão receber um sêmen de altíssima qualidade, totalmente acima da média da produção local. “Isso eu digo em relação a tamanho mesmo, um bezerro filho de um touro comum com uma vaca comum, o tamanho é mediano. Um sêmen ou um touro puro de origem, com a vaca comum, vai dar um produto muito bom. É isso que defendemos, a implantação dessa cultura no estado do Piauí”, explica.

O objetivo é gerar empregos, impactar diretamente a economia local e preparar os criadores para a ‘onda’ de frigoríficos que estão sendo implantados no Piauí. O Governo do Piauí está implantando indústrias de proteínas e, portanto, faz-se necessário elevar a melhoria genética dos rebanhos de pequenos e médios produtores para atender essa demanda da indústria de proteína animal.

Toda essa estrutura faz parte de uma cadeia bem planejada e de uma política que o Governo do Estado está implementando no sentido de melhorar o padrão de qualidade da carne.

No último mês de setembro, por exemplo, o governador Rafael Fonteles participou do lançamento da pedra fundamental do Frigorífico Botão de Sola, do Grupo Sama, no município de Socorro do Piauí. O investimento vai gerar 3 mil empregos diretos na região, onde pelo menos 13 mil hectares de terra serão irrigados.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professores e famílias devem estar engajados no combate ao racismo

Escola deveria ser lugar de transformação de cultura, diz especialista Em abril, casos de racismo em escolas de elite ganharam...

Bebê de quatro meses entra em coma alcoólico por causa de mamadeira com vinho

A avó da criança se confundiu ao preparar a mamadeira. As autoridades consideram o incidente como um acidente doméstico. Um...

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...
spot_img

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Posts Recomendados