Cidades Nordeste pode ter segunda onda de Covid-19, alerta Comitê...

Nordeste pode ter segunda onda de Covid-19, alerta Comitê Científico

-

A segunda onda da pandemia de Covid-19, que atinge os Estados Unidos e Europa, pode chegar ao Nordeste nos próximos meses. O alerta é do Comitê Científico do Consórcio Nordeste.

A entidade adverte para o risco devido o relaxamento da população, as aglomerações nas campanhas eleitorais e a vinda de turistas para as praias nordestinas no verão.

Imagem – Reprodução

O Consórcio Nordeste é presidido pelo governador Wellington Dias (PT) que segue o comitê científico, que emitiu neste domingo um alerta para o risco de uma segunda onda na região.

O temor dos nove governadores do Nordeste é se repetir a situação do começo do ano, quando pessoas que vieram de países onde haviam casos foram as primeiras a testarem positivo para a Covid-19.
Europeus são turistas frequentes para os estados do Nordeste, principalmente na Bahia, Pernambuco, Ceará durante a alta temporada.

Em entrevista à imprensa nacional, Miguel Nicolelis, neurocientista e um dos coordenadores do comitê, explicou: “Há um risco real de que nos próximos meses tenhamos um fluxo de portadores do Sars-CoV-2, até de cepas diferentes das que aqui prevalecem”.

Para frear a possibilidade, o comitê alerta que sejam implantados em todos os aeroportos da região estandes sanitários com equipes de saúde munidas de folhetos informativos, equipamentos de aferição de temperatura e kits de testagem rápida de passageiros provenientes do exterior.

Os turistas vindos de regiões com aumento de casos da Covid-19 e que não apresentarem atestados que comprovem a ausência de infecção devem ser colocados em quarentena de 14 dias.

“Já passamos por essa situação de ver os acontecimentos primeiro na Europa e depois se reproduzindo aqui. Temos uma oportunidade, desta vez, de não deixar isso se repetir”, disse Nicolelis.

O boletim divulgado ontem (25), o Comitê Científico mostra que a pandemia de Covid-19 já atingiu o seu pico em todos os estados da região Nordeste.

Flash Yala Sena (com informações do Comitê Científico do Nordeste)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Carreta com bois tomba e vários animais morrem na BR-316 no Piauí

A carga saiu de Gonçalves Dias no Maranhão e tinha como destino a cidade de João Pessoa, capital do...

Ocupação de leitos de UTI chega a 94%, maior da pandemia em Teresina

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) atingiu 94% em Teresina, um recorde em toda a...

Bíblia Sagrada é encontrada intacta após incêndio que destruiu loja do “Tem Tem” em Floriano

A loja de variedades ficou completamente destruída por um incêndio de grandes proporções, com inúmeras explosões, na noite de...

Primeiro satélite 100% brasileiro é lançado com sucesso de base indiana

Satélite, lançado na Índia nesta madrugada, fornecerá dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na...

Pix passa a ser usado para pagar impostos estaduais e municipais

Segundo o Banco do Brasil, os governos do Acre, do Piauí e de São Paulo iniciaram a integração à...

Profissionais da Saúde de Guadalupe recebem capacitação sobre ventilação mecânica e manejo de pacientes com Covid-19

Além das técnicas do manuseio correto de pacientes com insuficiência respiratória, houve treinamento também sobre o uso do aparelho...

Posts Recomendados