Pesquisa aponta liderança de Gil Paraibano pela primeira vez na corrida pela Prefeitura de Picos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Eleições 2024.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) acatou recuso da coligação Picos Segue em Frente e autorizou a divulgação da pesquisa sem o termo “Doutor” em Picos. O levantamento havia sido suspenso atendendo a um mandado de segurança impetrado pela coligação que apoia o candidato Dr. Pablo Santos, do MDB.

 Em uma nova decisão, na tarde da última quarta-feira (28/08), o TRE-PI autorizou a divulgação da pesquisa e pela primeira vez, o prefeito Gil Paraibano (PP), aparece na liderança da corrida pela Prefeitura de Picos. O Instituto Opinar entrevistou cerca de 400 eleitores e trouxe resultados que indicam uma vantagem clara de Gil Paraibano sobre seu principal concorrente.

Pesquisa aponta liderança de Gil Paraibano pela primeira vez na corrida pela Prefeitura de Picos

Cenário espontâneo: Vantagem sólida de Gil Paraibano

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores não recebem uma lista de candidatos para escolher, Gil Paraibano aparece com 47,50% das intenções de voto, enquanto Dr. Pablo Santos (MDB) é o segundo colocado, com 37,50%. Uma pequena parte do eleitorado (12%) ainda não sabe em quem votar ou não respondeu, enquanto 1,50% declararam voto nulo ou branco, e outros 1,50% mencionaram o nome de Cacique (CIDADANIA).

Cenário estimulado: Gil Paraibano amplia vantagem

Quando apresentados com uma lista específica de candidatos, a vantagem de Gil Paraibano se consolida. No primeiro cenário estimulado, ele lidera com 51,50% das intenções de voto, enquanto Dr. Pablo Santos fica com 41,75%. Nesse cenário, 3,75% dos eleitores afirmaram não saber em quem votar, e 3% disseram que votariam nulo ou branco.

No segundo cenário estimulado, que inclui o nome de Cacique, Gil Paraibano mantém a liderança com os mesmos 51,50%, enquanto Dr. Pablo Santos aparece com 41%. Cacique é mencionado por 2,75% dos eleitores. Ainda neste cenário, 3,25% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder, e 1,50% optaram por votar nulo ou branco.

A ascensão de Gil Paraibano na liderança das intenções de voto reflete uma mudança significativa no cenário eleitoral de Picos. Com uma vantagem considerável sobre seu principal adversário, Dr. Pablo Santos, Gil se consolida como o favorito nesse momento da disputa pela prefeitura, o que pode influenciar as estratégias de campanha nas próximas semanas. Com o apoio do eleitorado cada vez mais consolidado, a campanha do atual prefeito deve intensificar seus esforços para manter essa liderança até o dia das eleições.

O levantamento dos dados ocorreu entre os dias 17 a 19 de agosto de 2024, ouviu 400 eleitores. Tem nível de significância de 95% e margem de erro de 4,90% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o número PI-04313/2024.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Plantação com 90 mil pés de maconha é encontrada pela polícia no Sul do Piauí

Segundo a Polícia Militar, a plantação de maconha era distribuída em uma propriedade com duas áreas de plantio em...

Fernando Haddad celebra reoneração da folha: “custou mais de R$ 200 bilhões”

Ministro lembrou que foram mais de 10 anos para rever a medida. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou nesta...

Governo cria Sala de Situação para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Piauí

Nova estrutura visa fortalecer as ações de prevenção e resposta rápida a incêndios. Para enfrentar a crescente ameaça de incêndios florestais, especialmente...

Diabetes: nova injeção de insulina semanal é tão eficaz quanto a diária; médico explica como ela funciona

Em fase final de estudos, a insulina do laboratório Eli Lilly mostrou ter o mesmo controle e o grau...
spot_img

Correios confirmam concurso com 3,4 mil vagas e salários de até R$ 6,8 mil

Os editais serão publicados em setembro e as contratações devem começar ainda neste ano, segundo estatal. Os Correios anunciaram que...

Câmara aprova projeto que aumenta pena por feminicídio que pode chegar até 40 anos

Lei atual prevê detenção de 12 a 30 anos para crimes de feminicídio; projeto estabelece penas entre 20 e...
spot_img

Posts Recomendados