Piauí tem fila com mais de 42 mil pedidos aguardando análise no INSS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em janeiro, segundo o órgão, foram analisados 3.830 solicitações nas agências do estado.

A Previdência Social no Piauí acumula uma fila de 42.309 pedidos aguardando para serem analisados. Os dados que foram divulgados pelo INSS mostram a realidade até a última quarta-feira (26). Em todo o Brasil a fila de requerimentos ao órgão chega a 1,8 milhão até dezembro de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Direitos Previdenciários (IBDP).

Ainda de acordo com o INSS no Piauí, dos 42 mil pedidos em fila, 5.522 estão aguardando documentação dos requerentes, que precisam acompanhar o processo e dar encaminhamento nas comprovações em falta e ter o pedido analisado novamente. O estado realizou um total de 3.830 análises de requerimentos somente em janeiro de 2022, conforme o levantamento.

“Os requerimentos de benefícios previdenciários feitos por segurados do Piauí, assim como de todo o país, são alocados em centrais de análise nacionais ou regionais, a depender do tipo de requerimento, cujas análises acontecem conforme o desenvolvimento do trabalho de servidores do INSS em todo o Brasil, não somente do Piauí”, informou por meio de nota.

Prazos

Por meio de um acordo homologado com o Supremo Tribunal Federal (STF), o INSS comprometeu-se a analisar os processos no prazo máximo de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de benefício pedido, e a fazer as perícias médicas e de assistência social em até 45 dias, podendo chegar a 90 dias nos locais de difícil acesso. No fim de 2021, em todo o país, cerca de 900 mil processos estavam dentro do prazo e 900 mil com atraso em relação ao fixado pelo Supremo.

Fim da fila

Ao assumir o cargo, em novembro, o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, prometeu zerar a fila até julho deste ano. Para a advogada especialista em direito previdenciário, Adriana Carvalho, a promessa do presidente do órgão é praticamente impossível de ser cumprida.

“Olhando a realidade, o dia a dia de quem está nas agências do INSS e conhece a realidade dos segurados, a gente pode perceber que esse volume de processos não será analisado esse ano”, afirma a advogada.

Para ela, outro motivo de preocupação é o órgão apressar as análises somente para zerar a fila, mas sem uma perícia cuidadosa. “Pode até ser feito de maneira atropelada pra dar uma satisfação a sociedade. E isso vai também trazer sérios prejuízos, porque serão muitos benefícios indeferidos, que não terão a avaliação devida, o cuidado, são aquelas perícias que demoram cinco minutos e que eu acredito que em cinco minutos não dá pra um médico ver toda a documentação, fazer questionamentos”.

NÚMERO DE REQUERIMENTOS – INSS
(dados referentes ao Piauí)

– Requerimentos aguardando análise: 42.309

– Requerimentos aguardando documentação dos requerentes: 5.522

– Requerimentos do PIAUÍ concluídos somente em janeiro: 3.830

Os requerimentos de benefícios previdenciários feitos por segurados do Piauí, assim como de todo o país, são alocados em centrais de análise nacionais ou regionais, a depender do tipo de requerimento, cujas análises acontecem conforme o desenvolvimento do trabalho de servidores do INSS em todo o Brasil, não somente do Piauí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauiense Whindersson Nunes arrecada R$ 1 milhão em doações para o Rio Grande do Sul

O humorista costuma ajudar e estimular que seus seguidores façam doações durante tragédias O humorista Whindersson Nunes arrecadou mais de...

Ministério da Saúde libera R$540 milhões para atender emergência no Rio Grande do Sul

Pasta também vai instalar um Centro de Operação de Emergências para coordenar atividades de resposta frente às precipitações intensas...

MDS reforça medidas de emergência do Governo Federal no Rio Grande do Sul

“Neste momento, toda a preocupação é garantir as condições de ajuda humanitária, dar apoio necessário para as famílias e,...

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

Paulo Pimenta concedeu entrevista à TV Brasil O governo federal irá montar um escritório permanente em Porto Alegre para acompanhar...
spot_img

Rafael Fonteles e ministro da Pesca ofertam 100 bolsas para estudantes filhos de pescadores no Piauí

O anúncio foi feito durante lançamento nacional do Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal nesta sexta-feira (3) em Teresina. O...

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão O governo federal decidiu nesta sexta-feira (3) adiar em todo o país...
spot_img

Posts Recomendados