Prazo para antecipação do 13º do INSS em abril está perto do fim

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A inclusão da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas na folha de pagamento de abril pode se tornar inviável se o impasse envolvendo o Orçamento de 2021 não for solucionado até o próximo dia 15, data em que serão concluídos os cálculos dos benefícios que começarão a ser pagos neste mês.

Na manhã de 25 de março, horas antes do Congresso aprovar o Orçamento deste ano, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo aguardava apenas a liberação orçamentaria para destinar R$ 50 bilhões para antecipar “para os próximos dois meses” o pagamento de benefícios de aposentados e pensionistas.

A intenção de Guedes era colocar rapidamente esse dinheiro no bolso dos beneficiários e, com isso, ajudar a aquecer a economia. O problema é que a equipe econômica do governo considerou que o Orçamento aprovado por deputados e senadores é impossível de ser executado, pois faltariam recursos para despesas básicas.

Imagem: Reprodução/Google

Entre as falhas encontradas no texto que saiu do Congresso está a retirada de R$ 26,5 bilhões dos recursos do seguro-desemprego, do abono salarial e da Previdência. O dinheiro foi direcionado a emendas parlamentares para a realização de obras.

O governo ainda realiza estudos e discute acordos com o Legislativo para definir se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetará ou não alguns pontos do Orçamento.

O Ministério da Economia não quis comentar sobre a possibilidade de manter ou não para este mês o início do pagamento do 13º de aposentados e pensionistas.

Em anos anteriores, sempre que houve a antecipação do benefício, os depósitos das parcelas ocorreram dentro do calendário regular de pagamentos, ou seja, o beneficiário recebeu o abono na mesma data do depósito da renda mensal.

Neste mês, o calendário de pagamentos terá início no dia 26 e será concluído em 7 de maio. Os pagamentos são realizados de forma escalonada, conforme o valor (parte dos beneficiários que ganham salário mínimo recebem primeiro) e o número do benefício. Mas o processamento da folha de pagamento começa bem antes. Neste mês, esta etapa de cálculos deverá ser concluída pela Dataprev (empresa de tecnologia da Previdência) na próxima quinta-feira (15), segundo informações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A reportagem também questionou o Ministério da Economia se haveria a possibilidade de um calendário extraordinário para a antecipação do benefício, mas o órgão informou que não comentaria.

Caso a antecipação da gratificação passe para a folha de pagamentos do próximo mês, o calendário de créditos terá início apenas no dia 25 de maio.

Antes de indicar a possibilidade de pagar o 13º nos meses de abril e maio, o ministro Paulo Guedes já havia manifestado intenção de antecipar o benefício para março, mas esse plano também não avançou porque a aprovação do Orçamento pelo Congresso ocorreu com três meses de atraso.

Do Folhapress 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Regiões Norte e Nordeste têm maior número de domicílios com insegurança alimentar

Mais de 60% da população não tem acesso permanente à alimentação adequada nessas regiões, aponta pesquisa do IBGE. Os moradores...

Adeus ao carro elétrico: Tesla e outras fabricantes mudam seus planos

Afetados pelas baixas vendas dos carros elétricos, algumas fabricantes estão dispensando funcionários, enquanto outras estão revendo o investimento que...

Regulamentação da reforma tributária prevê 15 itens na cesta básica com alíquota zero

Definição dos produtos com alíquota zero privilegiou a alimentação saudável e os ingredientes culinários necessários para prepará-los. O Projeto de...

Júlio César diz que PSD quer uma das vagas de senador na chapa majoritária em 2026

O deputado já externou diversas vezes o desejo de concorrer ao Senado Federal em 2026 O presidente do Diretório Estadual...
spot_img

Prefeito Antônio Reis visita obras de reestruturação de escolas da rede municipal

O prefeito de Floriano destacou que em breve as escolas estarão finalizadas e sendo entregues às comunidades em excelentes...

Ministro dos Transportes visita rebaixamento da João XXIII e anuncia duplicações até Altos e Monsenhor Gil ainda em 2024

As obras irão contribuir com a melhor trafegabilidade na saída e entrada de Teresina, tanto pelo norte quanto pelo...
spot_img

Posts Recomendados