Presidente das Filipinas ameaça com prisão quem recusar vacina contra Covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

País registra mais de 1,3 milhão de casos e mais de 23.000 mortes em decorrência da doença.

O presidente Rodrigo Duterte ameaçou prender pessoas que se recusam a ser vacinadas contra o coronavírus enquanto as Filipinas enfrentam um dos piores surtos de mortes na Ásia, com mais de 1,3 milhão de casos e mais de 23.000 mortes.

“Você escolhe vacina ou eu o colocarei na cadeia”, disse Duterte em um discurso transmitido pela televisão na segunda-feira, após relatos de baixo comparecimento em vários locais de vacinação na capital Manila.

As observações de Duterte contradizem as de seus funcionários de saúde que disseram que, embora as pessoas sejam instadas a receber a vacina Covid-19, ela era voluntária.”Não me interpretem mal, há uma crise neste país”, disse Duterte. “Estou exasperado com o fato de os filipinos não atenderem ao governo.”

Até 20 de junho, as autoridades filipinas vacinaram totalmente 2,1 milhões de pessoas, progredindo lentamente em direção à meta do governo de imunizar até 70 milhões de pessoas este ano em um país de 110 milhões.

Duterte, que foi criticado por sua abordagem dura para conter o vírus, também manteve sua decisão de não permitir a reabertura das escolas.No mesmo endereço, ele atacou o Tribunal Criminal Internacional, depois que um promotor do TPI pediu permissão ao tribunal para um inquérito completo sobre as mortes no combate às drogas nas Filipinas.

Duterte, que em março de 2018 cancelou a adesão das Filipinas ao tratado de fundação do TPI, repetiu que não cooperará com a investigação, descrevendo o TPI como “besteira”.

“Por que eu iria defender ou enfrentar uma acusação diante dos brancos. Você deve estar louco”, disse Duterte, que depois de ganhar a presidência em 2016 desencadeou uma campanha antinarcóticos que matou milhares.

Grupos de direitos humanos dizem que as autoridades executaram sumariamente suspeitos de delitos de drogas, mas Duterte afirmou que aqueles que foram mortos resistiram violentamente à prisão.

Procurado para comentar, o porta-voz do tribunal do TPI, Fadi El Abdallah, disse: “O Tribunal é uma instituição judicial independente e não comenta declarações políticas”.

Karen Lema, da Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles anuncia a construção de Lar da Criança em Parnaíba, Picos e Floriano

Anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) em solenidade que comemorou um ano de ações do Pacto pelas Crianças...

Programa de Incentivo à Atividade Física beneficia mais de 150 pessoas na zona rural de Floriano

O programa oferece educadores físicos e kits para exercício de alta qualidade O Programa de Incentivo à Atividade Física está...

Brasil ganha destaque no mundo com políticas públicas de combate à fome e à pobreza

Iniciativas nacionais e internacionais são debatidas no âmbito da construção da Aliança Global contra a Fome. O Brasil se destaca...

Prefeitura de Guadalupe fará programação alusiva ao Dia do Trabalhador no balneário no dia 05 de maio

Diversas modalidades e categorias com prêmios em dinheiro serão oferecidas. A prefeita Neidinha Lima anunciou que a programação em homenagem...
spot_img

Prefeitura de Marcos Parente amplia acesso à Educação Infantil ao atender crianças de dois anos na rede municipal

Segundo Pedrina Messias, as aulas para essa faixa etária tiveram início no dia 17 de abril, oferecendo assim mais...

Filhas e genro de prefeita de Tamboril do Piauí são aprovados em 1º lugar em concurso do município

Ministério Público está apurando a situação do concurso público realizado no município. O Ministério Público está apurando a situação do...
spot_img

Posts Recomendados