G13Presidente das Filipinas ameaça com prisão quem recusar vacina...

Presidente das Filipinas ameaça com prisão quem recusar vacina contra Covid-19

-

spot_img

País registra mais de 1,3 milhão de casos e mais de 23.000 mortes em decorrência da doença.

O presidente Rodrigo Duterte ameaçou prender pessoas que se recusam a ser vacinadas contra o coronavírus enquanto as Filipinas enfrentam um dos piores surtos de mortes na Ásia, com mais de 1,3 milhão de casos e mais de 23.000 mortes.

“Você escolhe vacina ou eu o colocarei na cadeia”, disse Duterte em um discurso transmitido pela televisão na segunda-feira, após relatos de baixo comparecimento em vários locais de vacinação na capital Manila.

As observações de Duterte contradizem as de seus funcionários de saúde que disseram que, embora as pessoas sejam instadas a receber a vacina Covid-19, ela era voluntária.”Não me interpretem mal, há uma crise neste país”, disse Duterte. “Estou exasperado com o fato de os filipinos não atenderem ao governo.”

Até 20 de junho, as autoridades filipinas vacinaram totalmente 2,1 milhões de pessoas, progredindo lentamente em direção à meta do governo de imunizar até 70 milhões de pessoas este ano em um país de 110 milhões.

Duterte, que foi criticado por sua abordagem dura para conter o vírus, também manteve sua decisão de não permitir a reabertura das escolas.No mesmo endereço, ele atacou o Tribunal Criminal Internacional, depois que um promotor do TPI pediu permissão ao tribunal para um inquérito completo sobre as mortes no combate às drogas nas Filipinas.

Duterte, que em março de 2018 cancelou a adesão das Filipinas ao tratado de fundação do TPI, repetiu que não cooperará com a investigação, descrevendo o TPI como “besteira”.

“Por que eu iria defender ou enfrentar uma acusação diante dos brancos. Você deve estar louco”, disse Duterte, que depois de ganhar a presidência em 2016 desencadeou uma campanha antinarcóticos que matou milhares.

Grupos de direitos humanos dizem que as autoridades executaram sumariamente suspeitos de delitos de drogas, mas Duterte afirmou que aqueles que foram mortos resistiram violentamente à prisão.

Procurado para comentar, o porta-voz do tribunal do TPI, Fadi El Abdallah, disse: “O Tribunal é uma instituição judicial independente e não comenta declarações políticas”.

Karen Lema, da Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sesapi vai realizar mutirões de cirurgias de catarata nos municípios de Piripiri, Cocal e Parnaíba

A Secretaria de Saúde do Piauí quer intensificar os mutirões de cirurgias, diminuindo as filas de espera. Com o retorno...

No skate, Brasil conquista a primeira medalha na olimpíada de Tóquio

A primeira medalha brasileira nas Olimpíadas de Tóquio foi conquistada na estreia do skate nos Jogos, com Kelvin Hoefler....

Prefeitura de Floriano capacita vigilantes do município

"É um evento grandioso para o município, pela valorização, pelo trabalho, mas contudo pela proporção do aprimoramento no que...

Apostador de Floriano ganha sozinho quase R$ 5,5 milhões na Quina

Sozinho, o sortudo fez apenas um jogo com 7 números na unidade lotérica Mega Sorte e levou R$ 5.420.758,34. Um...
spot_img

Jair Bolsonaro promete rasgar o verbo e revelar fraude eleitoral de 2014 na próxima quinta, 29 de julho de 2021

O presidente afirmou que haverá apresentação à imprensa com fotografia minuto a minuto. Mandatário alega que Aécio Neves teria...

Varíola dos macacos deixa Estados Unidos em alerta com a doença

O homem, que é considerado o primeiro caso de varíola dos macacos no país desde 2003, foi levado ao...
spot_img

Posts Recomendados