Renault e Volkswagen desistem de IPOs relacionadas a carros elétricos: entenda

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Renault anulou o IPO (sigla em inglês para ofertas públicas iniciais) da Ampere, unidade de negócios independente com equipe totalmente dedicada aos veículos elétricos. O Grupo Renault declarou que as condições de mercado atuais não são ideais para continuar este processo de lançamento em bolsa.

Agora, a Volkswagen toma a mesma decisão da Renault e desiste dos planos de fazer uma oferta de ações de suas unidades para o mercado de veículos elétricos, desestimulada pela desaceleração da demanda e um mercado ainda reticente para ofertas públicas iniciais. A VW adiou os planos para buscar investidores externos para sua unidade de baterias PowerCo. A mudança nos planos das montadoras evidenciam as complexidades da transição para os veículos elétricos, à medida que a demanda por carros movidos a bateria diminui.

Fabricantes de automóveis têm adiado lançamentos de novos modelos, e empresas de aluguel reduziram as compras para suas frotas. À medida que os subsídios diminuem e o carregamento das baterias permanece um incômodo, a trajetória do mercado tem sido mais lenta do que o esperado para uma indústria que tem feito investimentos recordes em veículos elétricos. Os desdobramentos são um claro sinal de que os investidores estão muito incertos sobre o setor automotivo na Europa este ano, comenta Pierre-Olivier Essig, analista da AIR Capital em Londres.

As IPOs tiveram seu pior ano em mais de uma década em 2023, segundo dados compilados pela Bloomberg, prejudicadas pelo aumento das taxas de juros. A oferta do Ampere era esperada para ser uma das maiores este ano e vista como um possível ponto de virada. O CEO da Renault, Luca de Meo, buscava uma validação de até € 10 bilhões para o negócio — quase em pé de igualdade com o próprio valor de mercado da Renault. De Meo, que liderou a recuperação da empresa, disse que a geração de caixa aprimorada significava que o financiamento extra de uma oferta de ações não era mais necessário. Na Alemanha, a Volkswagen não está mais priorizando a oferta de ações ou uma possível listagem da PowerCo este ano ou no próximo, pois enfrenta dúvidas se pode produzir suas próprias baterias em escala.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos do Piauí

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas...

Fingers e novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina já estão em funcionamento

As obras do Aeroporto de Teresina (THE) seguem a todo vapor e em fase de finalização. A solenidade de...

Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa

Estudo Inside Audio 2024 feito pela Kantar IBOPE Media aponta que 69% dos ouvintes gostam de se conectar ao...

Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29 de novembro

Com a adesão ao Edital PGDAU nº 7/2024 da PGFN, empresas podem ter descontos de até 100% em juros...
spot_img

Bitcoin ultrapassa US$94 mil pela primeira vez

O valor subiu após uma reportagem apontar que a empresa de mídia social de Trump estava em negociações para...

Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil

O estado é um dos mais avançados na implantação da Unidade Gestora Única. A Fundação Piauí Previdência (Piauíprev) recebeu, nessa...
spot_img

Posts Recomendados