Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Senado aprova urgência em Projeto que cria Carteira Nacional da Pessoa Autista

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Projeto de autoria da Deputada Rejane Dias.

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou por unanimidade na manhã desta quinta-feira (27/06) o Projeto de Lei 10119/18, da deputada Rejane Dias (PT-PI), que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). No senado, o Projeto foi relatado pela senadora Soraya Thronicke (PSL/MS) que deu parecer pela aprovação.

Além de aprovar o mérito da matéria, a Comissão também requereu urgência para apreciação do texto no Plenário. O esforço concentrado da Câmara e do Senado é para enviar o Projeto a sanção presidencial ainda este ano.

A carteirinha de identificação faz parte da luta das famílias e das associações ligadas à defesa dos direitos das pessoas autistas no Brasil. Para a deputada, que também é mãe de uma menina autista, o autismo é o tipo de deficiência difícil de identificar no dia a dia.

“A gente não consegue identificar uma pessoa com autismo apenas pelo aspecto físico. Por isso a importância de criar um mecanismo que identifique essa condição, até para criar políticas públicas direcionadas”, comentou.

O objetivo do Projeto é facilitar o acesso ao atendimento prioritário dos serviços públicos e privados em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Para os fins de atendimento, a lei equipara os autistas às pessoas com deficiência.

Em abril deste ano, o Plenário da Câmara aprovou uma emenda ao Projeto que determina que as salas de exibição de cinema reserve uma sessão mensal destinada especificamente às pessoas autistas, oferecendo os recursos de acessibilidade necessários. O Senado manteve essa alteração.

Dados

Segundo o texto, a carteira será expedida gratuitamente pelos órgãos responsáveis pela execução da política de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista dos estados, do Distrito Federal, e dos municípios. A validade da carteira será de cinco anos e será revalidada com o mesmo número para permitir a contagem das pessoas com transtorno autista e a implementação de politicas públicas a nível nacional.

Regulamentação

Pelo Projeto aprovado no Senado, o Governo terá um prazo de 180 dias para regulamentar as novas regras no âmbito da competência da União e dos Estados para conduzir a política de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista.

Com informações do 180graus

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Programa Pé-de-Meia pagará R$ 200 a alunos da rede pública até 4 de agosto

Repasse aos beneficiários do programa só acontecerá para quem compareceu ao menos a 80% das aulas do mês. Depósitos...

Inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica 2025 vão até quarta-feira

Provas serão aplicadas em 19 de outubro Inscrições para o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) podem ser...

Piauí cria Piso Básico da Primeira Infância para ampliar assistência em 20 municípios

O objetivo é garantir apoio financeiro e técnico à implementação de ações voltadas ao desenvolvimento integral da primeira infância...

Trump diz que não irá adiar prazo de tarifas em 1° de agosto

Alguns parceiros comerciais dos EUA, incluindo o Brasil, vão sofrer tarifas de 50% O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...
spot_img

João Pereira é eleito presidente do PT em Teresina com 57% dos votos

Ele derrotou o então líder do grupo, o ex-deputado estadual Cícero Magalhães, no segundo turno. O vereador de Teresina João...

Civis em Gaza estão sendo “esmagados pela fome”, diz Papa Leão XIV

Pontífice reforçou pedido por cessar-fogo imediato e libertação de todos os reféns O Papa Leão XIV disse neste domingo (27)...
spot_img

Posts Recomendados