Sintomas de variante da Índia parecem como uma gripe forte

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dor de cabeça, coriza, dor de garganta e febre são sintomas mais comuns; tosse, perda de olfato e paladar deixam de ser corriqueiros, diz estudo do Reino Unido.

A variante originária da Índia, denominada Delta, que agora responde pela grande maioria dos casos de Covid-19 no Reino Unido, não apresenta os sintomas clássicos do coronavírus, mas se parece mais com um gripe forte, afirma um estudo do King’s College London divulgado nesta semana.

Imagem – Reprodução

O estudo se baseou nos dados captados do aplicativo Zoe Covid, pelo qual residentes do Reino Unido podem informar os sintomas ao detectarem a infecção pelo coronavírus.

Pela análise de mais de 4 milhões de pessoas, os principais sintomas relatados foram dor de cabeça, seguidos de coriza, dor de garganta e febre. Sintomas clássicos da infecção por Covid-19 como tosse e a perda de olfato deixaram de ser regra, sendo que o último não apareceu nem mesmo entre os 10 sintomas mais comuns, descreveu o professor de Epidemiologia Genética da King’s College, Tim Spector, autor do estudo.

“A Covid-19 também está agindo de forma diferente agora. É mais como um forte resfriado na população mais jovem; as pessoas não percebem isso e essa informação não aparece em nenhuma comunicação do governo”, ressaltou Spector.

As constatações indicam que os sintomas podem ter relação direta com a infecção pela variante originária da Índia, que hoje é a prevalente no Reino Unido. Segundo o secretário de Estado de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, a variante delta é responsável por 91% dos casos no Reino Unido.

Segundo o estudo, os dados mostram que a maioria dos casos de Covid-19 na região ocorre entre jovens que ainda não foram vacinados e que estão mais suscetíveis a ter contato com a variante que parece ser muito mais transmissível, com cada pessoa infectada passando o vírus para outras seis. 

Para o professor, a semelhança com sintomas gripais pode fazer as pessoas não tomarem as medidas de prevenção necessárias, e espalhar o vírus mais facilmente. 

“Isso significa que as pessoas podem pensar que estão com algum tipo de resfriado sazonal e ainda vão a festas e podem espalhar para outras seis pessoas; achamos que isso está alimentando muito o problema”, afirmou.

Apesar das evidências, os sintomas clássicos ainda precisam ser considerados, conclui o estudo. “Qualquer pessoa que sinta os sintomas principais – uma temperatura alta, uma nova tosse contínua ou perda ou alteração do olfato ou do paladar – deve fazer um teste de PCR o mais rápido possível e imediatamente se isolar com sua família”.

Camila Neumam, da CNN, em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gestão da prefeita Neidinha Lima realiza a II Feira da Mulher Empreendedora; mulheres guadalupenses mostrando potencial em negócios

O evento teve início na sexta-feira, dia 03 de maio, e continua neste sábado, dia 04 de maio, às...

Paciente de 24 anos de Baixa Grande do Ribeiro é oitava morte por dengue confirmada no Piauí

Uma paciente de 24 anos morreu vítima de dengue e se tornou a oitava morte pela doença no Piauí...

Robert Rios anuncia que está fora da disputa em Teresina

Eleições 2024. O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, disse ao blog que não vai disputar as eleições municipais de 2024....

PSDB pede desistência da ação contra a eleição de Severo Eulálio para presidente da Alepi

Na petição protocolada, o partido diz não mais possuir interesse na demanda. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) protocolou...
spot_img

Piauiense Whindersson Nunes arrecada R$ 1 milhão em doações para o Rio Grande do Sul

O humorista costuma ajudar e estimular que seus seguidores façam doações durante tragédias O humorista Whindersson Nunes arrecadou mais de...

Ministério da Saúde libera R$540 milhões para atender emergência no Rio Grande do Sul

Pasta também vai instalar um Centro de Operação de Emergências para coordenar atividades de resposta frente às precipitações intensas...
spot_img

Posts Recomendados