Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

STF forma maioria para condenar mulher que pichou estátua da Corte com batom

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos depredou um monumento utilizando uma frase dita pelo ministro Barroso após as eleições de 2022.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (25), para condenar a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos por ter feito pichação com a frase “perdeu, mané” usando batom vermelho na estátua “A Justiça”, durante os atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. Há, porém, divergência na Corte sobre tamanho e tipo da pena.

O voto que selou maioria foi dado pelo ministro Luiz Fux. O magistrado pediu pena menor, de um ano e seis meses, além de multa, como já havia indicado em outras sessões do Supremo.

O relator, Alexandre de Moraes, votou por condenação a 14 anos. Foi acompanhado integralmente por Flávio Dino e com ressalvas por Cristiano Zanin, que sugeriu 11 anos. O julgamento segue até 6 de maio, em plenário virtual. Só Cármen Lúcia ainda não votou.

“Considerando que a pena definitiva fixada em meu voto é inferior ao tempo em que a ré esteve reclusa preventivamente, deixo de analisar o regime inicial de cumprimento da pena, sua substituição por penas restritivas de direitos e a eventual aplicação da suspensão condicional da pena”, argumentou Fux.

Fux também propôs que a mulher arque com custos de limpeza da estátua, obra do escultor mineiro Alfredo Ceschiatti (1918-1989), autor de diversas obras instaladas em órgãos públicos.

Relembre caso

Débora foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

A cabeleireira estava presa desde março de 2023, mas passou para regime domiciliar em março de 2025, por decisão de Moraes após manifestação favorável da PGR.

A ré confirmou acusações em interrogatório à Polícia Federal (PF). “A acusada ratificou sua manifestação, confirmando ser a pessoa retratada nas fotografias constantes dos autos, bem como confirmando ter vandalizado, com batom vermelho, a escultura referida”, apontou Moraes, em complemento de voto.

Débora também admitiu ter participado tanto da invasão à Praça dos Três Poderes no 8/1, quando prédios públicos foram depredados e invadidos, quanto do acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, onde manifestantes pediam intervenção militar após derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

A frase “perdeu, mané”, pichada por Débora, é referência à declaração dada pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, em novembro de 2022, em resposta a um bolsonarista quando o magistrado estava em Nova York para um evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

IBGE anuncia processo seletivo com 9.580 vagas em todo o Brasil; saiba mais

O prazo de duração dos contratos será de um ano, prorrogável por até no máximo três anos. O Instituto Brasileiro...

Golpe do Falso Advogado fez 110 vítimas no Piauí e prejuízo pode chegar a R$ 500 mil

Criminosos se passam por profissionais do Direito para enganar as vítimas com a falsa promessa de liberação de valores...

Incêndio destrói casas, plantações e estrutura no Assentamento Riacho do Mato, zona rural de Jerumenha

Por Gleison Fernandes. Um incêndio de grandes proporções atingiu a localidade Riacho do Mato, zona rural de Jerumenha, entre a...

Prefeito Jesse James acompanha instalação de quebra-molas na PI-218 e anuncia reforço na sinalização urbana

Por Gleison Fernandes. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, acompanhou nesta terça-feira (12) o início da instalação de novos redutores...
spot_img

​​Dono da Ultrafarma é preso em operação do MP-SP que investiga esquema de corrupção

Sidney Oliveira e diretor da Fast Shop são alvos de investigação que apura fraudes e propinas superiores a R$...

Natanzinho Lima fará show gratuito na Ponte Estaiada, em Teresina, no dia 16 de agosto

Por Gleison Fernandes. O cantor Natanzinho Lima se apresenta gratuitamente em Teresina no próximo dia 16 de agosto, a partir...
spot_img

Posts Recomendados