Prefeitura de Floriano realiza o II Encontro dos Divinos na Catedral São Pedro de Alcântara

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Elineuza Ramos disse que o prefeito Antônio Reis é um defensor do fomento à cultura e no apoio e incentivo ao resgate das manifestações culturais importantes da cidade e região. 

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com as Paróquias São Pedro de Alcântara e São José Operário, realizou, no domingo (28), o II Encontro de Divinos, na praça da igreja matriz de São José Operário, com a presença da secretária de Cultura, Elineuza Ramos, representantes de comunidades e um grande público.

A programação da Festa do Divino, como também é conhecido o Dia de Pentecostes, começou bem cedo, com uma alvorada que passou por sete igrejas de Floriano, seguindo até a igreja matriz de São José Operário, onde foi celebrada a Santa Missa, e logo após, uma procissão que conduziu o Divino até a casa do anfitrião, César Pedrosa, onde a simbologia permanecerá pelo período de um ano, até maio de 2024, quando sairá em peregrinação pela casa dos fiéis até o próximo Dia de Pentecostes, para seguir o mesmo ritual.

O II Encontro de Divinos foi realizado à noite, com a participação de seis grupos das zonas urbana e rural de Floriano, sendo eles, os Divinos da família Santos; da família Vieira; da dona Betina; da família Soares; da família Ramos; e, da localidade Macaúba; E mais dois da vizinha cidade de Jerumenha, os Divinos das comunidades Calumbí e Barra do Lance, trazidos pelo secretário de Cultura da cidade, José Roberto.

Durante a Santa Missa, à noite, os diversos Divinos eles entraram em procissão na igreja, para assistirem a celebração. Já na praça, após a missa, os grupos se apresentaram, encantando ao público presente com suas cantorias. Teve ainda a participação do terreiro de candomblé da associação Ylê Àsé Babá L’òkê. Segundo a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos, neste segundo encontro de Divinos houve uma participação muito maior dos grupos. “O prefeito Antônio Reis é um defensor do fomento à cultura e nos incentiva a seguir fazendo esse resgate de manifestações culturais importantes da cidade e da região. Foi um momento de muita diversidade, ímpar na preservação da cultura popular e religiosa de nosso povo”, concluiu.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Maio Verde: 2,5 milhões de pessoas perdem a visão devido glaucoma

Doença pode causar perda de visão irreversível; campanha Maio Verde estimula conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce. A...

Imprensa nacional repercute Rafael Fonteles como “nova liderança” nacional

O texto, publicado no Blog do Noblat, no site Metrópoles. é assinado pelo Pós-doutor em Ciência Política, Antônio Carlos...

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...
spot_img

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...
spot_img

Posts Recomendados