Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.
A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), informa que as matrículas para o ano letivo de 2025 estão abertas no período de 06 a 31 de janeiro. As vagas abrangem todas as escolas da rede municipal, contemplando Educação Infantil, Ensino Fundamental e modalidades de ensino integral e regular.
O modelo de fardamento escolar para 2025 foi apresentado e será obrigatório para todos os alunos. Com design moderno, o uniforme inclui camiseta branca com detalhes em azul e estampa colorida na parte inferior, combinada com calça azul.
Programa Escola em Tempo Integral
Uma das principais inovações deste ano é a implantação do Programa Escola em Tempo Integral nas escolas da rede municipal. De acordo com a secretária de Educação, Jocilene Miranda, o programa será implementado inicialmente nas escolas Olindina Silva, Vovó Lourdinha, Tia Kiêta, Hipólito e CEDEG. Os horários de funcionamento serão:
- Educação Infantil: 07:50h às 14:50h
- Ensino Fundamental: 07:30h às 15:50h
A escola Olindina Silva será destinada ao Centro de Educação Infantil, atendendo turmas de Jardim I e II. O programa visa criar matrículas em tempo integral com carga horária igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais, assegurando um ambiente mais completo para a formação dos alunos.
As escolas Alexandrino Mousinho (Centro), Eduarda Batista (Coqueiro), Raimundo Nonato (Vila Parnaíba) e Sebastião Pereira Lima (Bela Vista,) continuarão operando em período regular.
Falando sobre os avanços
O prefeito Jesse Lima Miranda destacou a importância do programa: “Estamos priorizando a educação como pilar essencial para o desenvolvimento da nossa cidade. O Programa Escola em Tempo Integral será fundamental para oferecer uma educação de qualidade”.
A vice-prefeita Hélvia Almeida reforçou: “O programa reflete nosso compromisso com o futuro dos estudantes, criando condições para o pleno desenvolvimento pessoal”.
Por fim, a secretária Jocilene Miranda concluiu: “A educação em tempo integral permite que os alunos tenham mais tempo para aprender e se desenvolver, fortalecendo a base educacional do nosso município”.