Lei no Piauí determina publicação dos resultados da qualidade da água distribuída à população

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Lei Nº 8196, de autoria da Deputada Gracinha Mão Santa (PP), visa garantir a transparência e a qualidade da água fornecida à população.

O governador do Piauí em exercício, Themístocles Filho (MDB), sancionou lei que determina a publicação dos resultados de análise da qualidade da água distribuída pelas empresas de abastecimento e saneamento do estado. A lei, publicada em Diário Oficial nesta segunda-feira (30), visa garantir a transparência e a qualidade da água fornecida à população.

O aumento no uso de piscinas e tanques em áreas de lazer, os riscos de contaminação por água de má qualidade, também aumentam. — Foto: Divulgação

As empresas de abastecimento de água do estado devem obrigatoriamente publicar, em seus sítios eletrônicos, de forma mensal, os resultados das análises da qualidade da água distribuída, discriminados por cidade. Os relatórios devem conter detalhes minuciosos sobre o material coletado e a confirmação da água como própria para consumo.

A publicação solicita a inclusão de informações específicas, como parâmetros de rotina, substâncias químicas e radioativas prejudiciais à saúde, locais e datas de coleta, identificação dos responsáveis pelas análises e indicadores mínimos estipulados pela legislação para que a água seja considerada própria.

A Lei também estabelece que, a cada quatro meses, devem ser publicados os parâmetros inorgânicos e orgânicos das amostras coletadas. Os parâmetros inorgânicos envolvem a análise de produtos químicos e radioativos, incluindo metais pesados e substâncias como nitrito, nitrato e cianeto. Os parâmetros orgânicos dizem respeito a compostos orgânicos, como agrotóxicos, e produtos formados após a desinfecção.

Sempre que surgirem denúncias de má qualidade da água fornecida às residências, hospitais, escolas, indústrias ou comércio, as publicações devem acontecer a cada dois meses.

Penalidades

O não cumprimento da Lei, acarretará a aplicação de multa equivalente a 10 mil Unidades Fiscais de Referência do Estado do Piauí (UFR-PI), que serão aplicadas em caso de infrações, após um período de advertência de cinco dias.

Ocorrendo a constatação da presença de elementos que tornem a água imprópria para o consumo nas análises realizadas acarretará a aplicação de multa equivalente a 20 mil UFR-PI, podendo ser duplicada em caso de reincidência.

Sendo constatado problemas de qualidade da água em cinco análises anuais a multa será de 100 mil UFR-PI.

A Lei Nº 8196, de 26 de Outubro de 2023, é de autoria da Deputada Gracinha Mão Santa (PP).

Fonte: G1 Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Start-up de Whindersson Nunes inaugura laboratório de robótica em Bom Jesus, Sul do Piauí

Iniciativa faz parte do projeto Expande em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí e vai atender crianças...

Prefeita de Guadalupe confirma Festa de Réveillon no Balneário Belém Brasília

Neidinha assegurou que nos próximos dias serão revelados todos os detalhes. A prefeita de Guadalupe, Neidinha Lima, anunciou a realização...

Prefeitura de Floriano entrega prêmios da Campanha IPTU Premiado

Os prêmios foram entregues pelo prefeito, Antônio Reis, e pelo secretário de Finanças, Lauro Cronemberger, e equipe, aos contemplados...

Ministério da Saúde antecipa nova dose da bivalente para idosos contra Covid-19

Receberão também imunizante os imunocomprometidos Diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da covid-19 no país, o Ministério...
spot_img

Petrobras reduz preço do diesel às distribuidoras amanhã

No ano, combustível teve redução de 15,8% A Petrobras vai reduzir em R$ 0,27 por litro o preço médio de...

Governo do Piauí vai investir R$ 1,53 bilhão para melhoria da infraestrutura de todas as escolas estaduais

O anuncio foi feito durante a inauguração da reforma do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Júlia Nunes Alves. O...
spot_img

Posts Recomendados