Quarentena para não vacinados: conselho de secretários de Saúde diz que é ‘impossível’ fiscalizar passageiros

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Regra entra em vigor no sábado. Na prática, ao delegar tudo a estados e municípios, podemos ter inviabilizado a possibilidade de vigilância em tempo real dos não vacinados”, disse Carlos Lula.

Será “impossível na prática” fiscalizar a quarentena dos viajantes que chegarem ao Brasil sem ter apresentado o comprovante de vacinação, afirmou nesta quinta-feira (9) Carlos Lula, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Carlos Lula, secretário de estadual de Saúde do Maranhão e presidente do Conass. — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Uma portaria publicada pelo governo federal determinou que, a partir de sábado (11), viajantes que entrarem no Brasil por via aérea precisarão fazer quarentena de 5 dias se não apresentarem comprovante de vacina. O teste negativo para Covid continuará sendo exigido.

“Há uma diferença razoável entre o que se prevê numa norma e a realidade. Na prática, ao delegar tudo a estados e municípios, podemos ter inviabilizado a possibilidade de vigilância em tempo real dos não vacinados”, disse.

Entre as dificuldades está, de acordo com ele, receber da Anvisa a lista de passageiros que chegam ao Brasil. “Temos relatos de estados recebendo em dezembro listas de passageiros de novembro.”

Conforme as novas regras, se o passageiro não tiver um comprovante de vacinação – ou se tiver recebido a segunda dose ou a dose única menos de 14 dias antes do embarque – ele poderá entrar no território brasileiro, desde que faça a quarentena de 5 dias na cidade do seu destino final e no endereço registrado na Declaração de Saúde do Viajante (DSV).

Na prática, caberá ao viajante a responsabilidade de assegurar a quarentena, disse Mauro Junqueira, secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Ao final desses 5 dias, deverá fazer um novo teste de antígeno ou PCR. Se o resultado for negativo ou não detectável, a pessoa fica liberada da quarentena.

Ainda de acordo com a portaria, as informações das pessoas em quarentena serão encaminhadas ao sistema nacional dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). O Cievs nacional vai enviar os dados aos Cievs locais, que farão o monitoramento dos viajantes.

Reabertura das fronteiras

Nesta quinta-feira (9), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou sobre a portaria ao chegar ao ministério, em Brasília.

“As pessoas não podem ser discriminadas entre vacinadas e não vacinadas. É por isso que a portaria estabelece alternativas pra quem livremente optou por não aderir a uma política ou outra que é ofertada pelo SUS”, disse o ministro.

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Alex Machado Campos, afirmou que a exigência de quarentena para viajantes não vacinados mostra que a vacina “torna-se o eixo da nova política de fronteiras” do país.

Para o diretor, na prática, o que deve ocorrer é um desestímulo para que viajantes não vacinados entrem no Brasil.

Com innformações do G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Regiões Norte e Nordeste têm maior número de domicílios com insegurança alimentar

Mais de 60% da população não tem acesso permanente à alimentação adequada nessas regiões, aponta pesquisa do IBGE. Os moradores...

Adeus ao carro elétrico: Tesla e outras fabricantes mudam seus planos

Afetados pelas baixas vendas dos carros elétricos, algumas fabricantes estão dispensando funcionários, enquanto outras estão revendo o investimento que...

Regulamentação da reforma tributária prevê 15 itens na cesta básica com alíquota zero

Definição dos produtos com alíquota zero privilegiou a alimentação saudável e os ingredientes culinários necessários para prepará-los. O Projeto de...

Júlio César diz que PSD quer uma das vagas de senador na chapa majoritária em 2026

O deputado já externou diversas vezes o desejo de concorrer ao Senado Federal em 2026 O presidente do Diretório Estadual...
spot_img

Prefeito Antônio Reis visita obras de reestruturação de escolas da rede municipal

O prefeito de Floriano destacou que em breve as escolas estarão finalizadas e sendo entregues às comunidades em excelentes...

Ministro dos Transportes visita rebaixamento da João XXIII e anuncia duplicações até Altos e Monsenhor Gil ainda em 2024

As obras irão contribuir com a melhor trafegabilidade na saída e entrada de Teresina, tanto pelo norte quanto pelo...
spot_img

Posts Recomendados