CidadesMais de 920 mil piauienses estão com a imunização...

Mais de 920 mil piauienses estão com a imunização completa contra a Covid-19

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Para considerar a imunização completa leva-se em conta as pessoas que já tomaram as duas doses dos imunizantes que precisam de reforço (CoronaVac, AstraZenca e Pfizer), ou a dose única da Janssen.

O estado do Piauí chegou à marca de 920.300 pessoas com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, segundo os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). 

Para considerar a imunização completa leva-se em conta as pessoas que já tomaram as duas doses dos imunizantes que precisam de reforço (CoronaVac, AstraZenca e Pfizer), ou a dose única da Janssen. 

Foto: Roberta Aline

Segundo o sistema, 38,70% da população vacinável está completamente imunizada contra a doença. “Estamos nos aproximando de um milhão de pessoas com o esquema completo para Covid-19, importante para o estado do Piauí, que segue com responsabilidade, e total comprometimento na realização da campanha, seguindo orientações do PNO e isso traz como consequência os números observados nestas últimas semanas quanto à ocupação de leitos de UTI”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

No estado também já tomaram a primeira dose 1.953.867 pessoas, o que possibilitou uma cobertura vacinal de 84,23% da população vacinável do estado. Ao todo os municípios piauienses já aplicaram 2.874.167 doses. “A população vacinável levada em conta, pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, são todos os adultos acima de 18 anos e grupos prioritários (2.378.190). Já o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) considera, para contabilizar os dados, os números do DATASUS, estipulados em 3.281.480 milhões”, explica o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães. 


 Outro dado relevante com relação ao estado, é que o Piauí alcançou a cobertura de primeira dose de mais 60% em todas as faixas etárias acima de 25 anos. Já com relação à segunda dose, 50% do grupo acima de 55 anos já completou o seu esquema vacinal. “Frisamos aqui a necessidade de os municípios ficarem atentos ao retorno de sua população para a segunda dose e ao avanço das faixas etárias em primeira dose. Pois a vacinação é de suma importância para sairmos desta pandemia”, lembra o secretário.

 De acordo com os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), o Piauí também configura entre os três estados do nordeste que mais aplicaram as doses de vacinas, com relação as que receberam. Foram 3.288.741 recebidas e 2.874.167  aplicadas, o que possibilita uma cobertura vacinal de 87,4%. No cenário nacional o estado encontra-se na 9ª posição. “Do relatório da semana passada para esta, nós percebemos um avanço na posição em que o Piauí ocupa. Pulamos da 10ª no ranking nacional para a 9ª e do 4º para o 3ª lugar entre os estado do Nordeste”, enfatiza Herlon Guimarães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dr. Pessoa baixa decreto determinando retorno imediato das aulas presenciais em Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), decretou o retorno imediato das aulas presenciais em todas a rede municipal...

Fiocruz reforça tendência de queda na ocupação de leitos da covid-19

Segundo Boletim Observatório, nenhum estado está na zona crítica. Com exceção do Espírito Santo e do Distrito Federal, onde foi...

Coordenadoria Estadual da Mulher e Prefeitura de Guadalupe informam serviços do Ônibus Lilás, no próximo dia 28

A Secretaria da Mulher e da Diversidade Sexual é parceira do evento, que acontecerá na terça-feira (28), às 8h,...

Campanha de vacinação de animais começa dia 25 de setembro

No Piauí há previsão é de vacinar 502.275 cães de 226.785 gatos. A campanha anual de vacinação antirrábica de 2021...
spot_img

Pré-candidato à presidência da OAB-PI, Dr. Carlos Júnior, foi recebido por advogados durante visita em Guadalupe

O pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Piauí, Dr. Carlos Júnior, esteve nessa última...

Nutricionista explica a importância da alimentação na depressão

Uma alimentação equilibrada e saudável não é apenas benéfica à saúde do corpo. Como aquele antigo ditado já diz,...
spot_img

Posts Recomendados