Niède Guidon recebe homenagem do TCE por trabalho de preservação da Serra da Capivara

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A arqueóloga Niède Guidon foi homenageada, nesta quinta-feira (25), pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) com o Colar do Mérito “Conselheiro Jesualdo Cavalcanti”. A entrega da condecoração foi realizada na casa da pesquisadora, em São Raimundo Nonato, município onde acontece a 6ª Jornada do Conhecimento.

A honraria à Niéde Guidon foi proposta pelo Plenário do TCE-PI no ano passado. Por conta de problemas de saúde e de mobilidade, a professora não pode receber durante solenidade realizada em Teresina. A medalha foi entregue pela conselheira Flora Izabel, representante da Corte de Contas piauiense, que destacou o reconhecimento ao trabalho da pesquisadora.

Foto: Ascom/TCE-PI

“O estado do Piauí tem e sempre terá uma dívida eterna com a professora Niède, não só pelos grandiosos estudos acerca do processo de povoamento das Américas, mas, também, pela incansável luta pela preservação do Parque Nacional Serra da Capivara”, disse a conselheira.

Nascida no dia 12 de março de 1933 na cidade de Jaú, São Paulo, Niède Guidon é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico. A arqueóloga é conhecida mundialmente pela defesa de sua hipótese sobre o processo de povoamento das Américas e por sua luta pela preservação do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.

“Vocês me deram essa honraria, mas simplesmente fiz o meu dever. Aquilo que vim para cá fazer, e conseguimos fazer com ajuda da população local. Vendo a importância disso, que foi reconhecida pela Unesco e pelo Governo Francês, nós então conseguimos criar os dois museus, trazendo assim mais desenvolvimento para a região”, destacou a pesquisadora.

O Colar do Mérito do TCE-PI foi instituído em junho de 2003, mas recebeu o nome Conselheiro Jesualdo Cavalcanti através da Resolução Nº 07/2019, de 28 de fevereiro de 2019, em homenagem ao ex-conselheiro. A honraria é concedida à personalidades em razão dos relevantes serviços prestados à administração pública e ao controle externo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Seleção de Jerumenha vence torneio intermunicipal de futsal realizado em Marcos Parente

A equipe campeã foi agraciada com R$ 800.00, enquanto a vice-campeã recebeu R$ 200.00, na distribuição dos prêmios. Na noite...

Escola municipal de Floriano programa atividade de ciclismo “1º Pedal Escola-Família” com pais e alunos

O pedal é uma sequência de uma atividade desportiva realizada em 2023 pela escola e que teve uma grande...

Mulher suspeita de produzir e divulgar conteúdo sexual da própria filha de quatro anos é presa no Sul do Piauí

Segundo o delegado titular de Baixa Grande do Ribeiro, Marcos Halan, a presa alega que foi ameaçada e obrigada...

Usina de Boa Esperança em Guadalupe opera normalmente com 58,90% de armazenamento, afirma Chesf

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou na sexta-feira (23), que a...
spot_img

Carro-Pipa é a principal fonte de abastecimento de água para 102 mil piauienses

Mesmo que o uso do carro-pipa não seja indicado, essa é a principal fonte de abastecimento para muitos nordestinos. O...

Edital do concurso da Polícia Penal do Piauí com 200 vagas está previsto para próxima semana

O secretário estadual de Justiça do Piauí (Sejus), Carlos Augusto, anunciou para a próxima sexta-feira,1º de março, o lançamento...
spot_img

Posts Recomendados